Onde os judeus ainda são perseguidos?
Soluções para a tarefa
Os judeus aindam não são perseguidos isso acabou na segunda querra mundial nessa época os judeus geralmente eram nos países da Europa e Ásia
Por volta do ano 30, quando chegou às portas de Jerusalém para aquela que seria a sua última visita à cidade de Daví, Jesus fez uma das suas mais extraordinárias profecias:
«…Dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação» (Lucas 19:43-44).
No ano 68, isto é, apenas cerca de 40 anos depois de Jesus ter dito estas palavras, o general romano Tito foi enviado com as suas tropas para controlar uma rebelião judaica de cariz nacionalista. Após dois anos de cerco, os romanos entraram na cidade e dizimaram a população. A fúria dos romanos, certamente provocada pela resistência judaica, foi de tal ordem que incendiaram praticamente a cidade inteira, incluindo o Templo. Cumpriu-se literalmente a profecia de Jesus: não ficou «pedra sobre pedra».
Os judeus sobreviventes foram vendidos como escravos e o povo em geral foi disperso por muito lugares. A partir do ano 70, Israel deixou de existir como nação com um território próprio. Os judeus espalharam-se por muitas nações, procurando sobreviver em condições de grande adversidade.
Ao longo de séculos, foram constantemente e irracionalmente perseguidos. Nas fogueiras e nas prisões do Santo Ofício, milhares pereceram às mãos da Inquisição. Os progroms e o anti-sionismo dos países da ex-União Soviética perseguiram, prenderam e mataram muitos judeus.
E todos nos lembramos da famosa «solução final» de Hitler nos campos de concentração nazis, onde seis milhões de judeus foram aniquilados, numa operação macabra de morte que ainda hoje continua a chocar as nossas consciências.