História, perguntado por thaysilveirayt, 3 meses atrás

Onde os indianismo vive

Soluções para a tarefa

Respondido por sofiaemanueleveloso
0

Resposta:

O indianismo consiste num termo para se referir a uma corrente, principalmente literária, mas também vista em menor escala na pintura, em cuja proposta houve a idealização da figura do indígena, para fins ufanistas, nacionalistas, marciais, românticos, heroicos e trágicos. Assim, as diferentes fases do indianismo apresentam esses aspectos com maior ou menor destaque.

As origens do indianismo são algo que ainda gera discordâncias. Alguns teóricos da literatura e historiadores defendem que o indianismo teria surgido no século XVIII, através de poemas com aspectos épicos e arcadistas, mas outros preferem apontar o século XIX com o estabelecimento do Romantismo brasileiro. E uma terceira vertente sugere que escritos do século XVI, redigidos pelo padre José de Anchieta e outros clérigos poderiam ser considerados exemplos de indianismo.

 

Sobre isso existe uma confusão entre indianismo e indigenismo. O primeiro se refere a uma corrente literária de valorização dos indígenas, como comentado há pouco, já o Indigenismo refere-se a uma ideologia política e cultural de valorização dos costumes dos povos indígenas brasileiros. No caso, o indigenismo foi mais amplamente empregado na política, antropologia, etnologia e na história, para fins nacionalistas, patrióticos e ufanistas. E no caso essa valorização possuía mais um caráter propagandístico do que de respeito e reconhecimento. Fato esse que estudos publicados no XIX, ao mesmo tempo que idealizavam as culturas indígenas, não escondiam o olhar eurocêntrico e colonial, em que tratava os indígenas como o “bom selvagem”, o incivilizado e o primitivo. E se retornarmos aos trabalhos dos séculos XVI e XVII, a ideia de canibais, bárbaros e pagãos era predominante.

1) O indianismo do século XVIII

Algumas das obras mais significativas sobre o indianismo surgiram propriamente no Setecentos, tendo sido poemas com tom aventureiro, épico e com traços do arcadismo, em se valorizar a natureza do país.

A primeira obra de destaque foi escrita pelo poeta mineiro Basílio da Gama (1741-1795), o qual publicou O Uruguai (1769), um poema épico baseado em fatos históricos que narrava a guerra pela dominação do sul do Brasil e do Uruguai, durante o período da Missão dos Sete Povos, em que os missionários jesuítas que catequizavam os indígenas tiveram problemas com as tribos locais, mas também com os interesses dos colonos portugueses e espanhóis na disputa daquelas terras.

Explicação:

Perguntas interessantes