onde foi maior o crescimento de microrganismos?
Soluções para a tarefa
Resposta: espero ter ajudado :)
Explicação: A fermentação baseia-se na utilização de microrganismos, que transformam determinadas matérias-primas nos produtos desejados. Assim, a fermentação depende intimamente do crescimento dos microrganismos em questão. Este crescimento pode ser afetado por diversos fatores, dentre os quais podemos citar, além da temperatura já discutida anteriormente:
• pH: Para todos os microrganismos existem um pH mínimo,
abaixo do qual não há crescimento; pH máximo, acima do qual não há crescimento; e pH ótimo, onde o crescimento é máximo, a maioria dos microrganismos se desenvolve em pH próximo a neutralidade.
• Oxigênio: A variação da quantidade de oxigênio disponível influencia os microganismos aeróbios, aos quais é indispensável e os facultativos, que também podem crescer na sua ausância.
• Agitação: Tem como conseqüência a melhor aeração do meio, favorecendo o crescimento dos microrganismos aeróbios e facultativos. Além de promover a homogeneização dos nutrientes do meio.
Sabendo-se quais os fatores que influenciam o crescimento dos microrganismos, precisamos determinar os métodos de quantificar esse crescimento e entender como ele se desenvolve.