História, perguntado por rendarBelingre1ycz, 1 ano atrás

ONDE FICA a NASCENTE DO RIO NILO?QUAL É A EXTENSÃO DO RIO?QUAL ERA A SUA IMPORTÂNCIA PARA O EGITO ANTIGO E COMO ERA UTILIZADO O Shaduf?QUAL É O PERÍODO DE CHEIAS DO RIO NILO?

Soluções para a tarefa

Respondido por masdsantiago
0
Vou responder suas perguntas pela ordem que as fez, Rendar. Da letra "a" até a letra "e". Ou seja: Cinco perguntas = a cinco respostas.

a) O Nilo nasce a sul da linha do Equador e deságua no mar Mediterrâneo.

b) Para que voce tenha uma ideia, Rendar, O Rio Nilo é tão grande que a sua bacia mede 3 349 000 km². Ela abrange, além do Egito, uma área imensa de regiões, tais como: Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul e Etiópia. Seu comprimento é de 7 008 km a partir da fonte mais remota. O rio é formado pela confluência de três outros, o Nilo Branco, o Nilo Azul e o Rio Atibara.

c)
 O período das cheias, quando o rio transbordava e fertilizava o solo para a agricultura. Essa era basicamente a principal importância do Rio Nilo para o Egito. Além disso, A pesca também era uma atividade presente. Os peixes eram abundantes do rio, servindo para o comércio e a alimentação do próprio povo.O rio, de forma indireta, estimulou o povo egípcio a desenvolver sua inteligência, para medir, calcular e planejar no período das cheias (era necessário trazer camponeses logo após as cheias e retirá-los um tempo depois, assim como afastar o povo das margens antes que o rio transbordasse. Também construíam diques para proteger a cidade de catástrofes). Tudo isso ocasionou no desenvolvimento da matemática e da geometria.A locomoção e o transporte de cargas, numa época sem estradas ou automóveis, eram feitas pelo rio, em embarcações de diversos tamanhos.
Isso quer dizer que: se não existisse o rio Nilo, provavelmente não teria havido civilização egípcia e outras que  vieram após ela.

d)
 Shaduf, nada mais era do que uma vara com um recipiente na ponta e um contra-peso na outra que ajudava a levar a água dos canais para os campos para irrigar as plantações e os trabalhadores beberem sem terem de parar o trabalho por muito tempo para ir beber água.

e) 
O período das cheias eram as chuvas de junho a setembro, o que acabava desencadeando um fenômeno curioso: o Nilo transbordava, mas fertilizava o solo depositando matéria orgânica (húmus) naquela área desértica.
Perguntas interessantes