Biologia, perguntado por gabrielvtserafim, 8 meses atrás

onde estão atualmente os maiores índices de casos de Covid-19 no mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por duda4677
6
Estados Unidos e Brasil
Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Última atualização feita dia 13/05/2020

O número crescente de casos do novo Corona Vírus (COVID-19, agora chamado de SARS-CoV-2) teve início na cidade de Wuhan na China, em dezembro de 2019, primeiramente ocorrendo entre frequentadores e comerciantes de um mercado atacadista de frutos do mar e animais selvagens vivos e mortos.

Relatos afirmam que os indivíduos infectados inicialmente haviam tido contato direto com vísceras e fluidos desses animais.

Posteriormente, em poucos meses de evolução e expansão da doença, ela se expandiu para um grande número de países, até que em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o surto da doença como uma pandemia.

A MEDICINA ESTÁ REALMENTE PREPARADA PARA UMA NOVA PANDEMIA?

A população de forma geral tem encarado a epidemia de duas formas: negação quanto à capacidade patogênica do vírus e pânico. Ambas são atitudes controversas, haja vista que a negação advém principalmente do fato de a doença ainda ter uma baixa letalidade e muitos a tratarem com descaso ou pouca preocupação. O pânico por sua vez advém da incerteza quanto aos melhores métodos para lidar com a situação, além do crescente número de Fake News divulgadas diariamente. Atualmente muitos países tem utilizado o isolamento como método para evitar o rápido alastramento da doença, e esse fato por si só consegue deixar muitos em pânico.

Dados divulgados pelo Índice Global de Segurança Sanitária (GHS), de outubro de 2019, revelaram que nenhum país latino americano possui um sistema de saúde que está totalmente preparado para lidar com essa nova pandemia. Os países mais preocupantes segundo o documento são: Guatemala, Belize, Guiana Francesa, Honduras e Venezuela. A mesma pesquisa também avaliou a capacidade dos países ao redor do mundo em conseguir lidar de forma eficaz contra uma inevitável pandemia e apenas 13 países foram alistados como tendo recursos e preparação para lidar de forma eficaz. Portanto ainda há muito campo para melhora nos sistemas de saúde de todo o mundo e os efeitos desse despreparo são refletidos nos dados que são divulgados a cada dia.

No ano de 2017 foram publicadas recomendações pelo Center of deseases Control (CDC) para o controle de epidemias de influenza e há alguns dias muitos meios de informação voltaram a enfatizar a importância desse gráfico no controle e tomada de medidas preventivas. A importância da adoção dessas medidas está no fato de evitar que o sistema de saúde se sobrecarregue com uma patologia que segundo a própria OMS é controlável.

A realidade é que cerca de 13,8% dos infectados vão precisar de atendimento hospitalar por dias ou semanas, portanto não é um simples caso de uma síndrome gripal. Se não houver um controle eficaz do número de novos casos o sistema de saúde pode se sobrecarregar e outras doenças até mesmo de maior letalidade poderão ser negligenciadas. Isso é bem representado no gráfico abaixo.

Anexos:
Perguntas interessantes