Filosofia, perguntado por Thomy18, 1 ano atrás

Onde está a atualidade do esclarecimento e por que ele permanece?

Soluções para a tarefa

Respondido por Téoh
1
Para Kant (1985, p.100) a menoridade é a “incapacidade de servir do entendimento sem a orientação de outrem”, é a ausência do entender sem o auxilio de outro. No pensamento de Kant o único responsável pela menoridade do individuo é ele próprio, e somente ele, com liberdade, pode livrar-se dessa condição e para a emancipação da menoridade é importante que o indivíduo exerça plenamente sua liberdade – de falar, escrever, pensar. Para sair da menoridade é preciso buscar o esclarecimento, pensar por si próprio, sair da caverna da própria ignorância e ver o mundo com outros olhos.

A razão desempenha um papel importante, pois esta conduz ao conhecimento, ao esclarecimento. E a liberdade também é importante, pois é ela quem vai permitir que o cidadão consiga usufruir do uso público da razão, sendo este o caminho para que o homem saia de sua menoridade. Vemos assim o esclarecimento como um processo de racionalidade e uso pleno da liberdade. O esclarecimento, como uma forma de sair da menoridade, é, portanto, um processo de transformação do homem de sua menoridade em homem esclarecido.

Kant (1985) ainda assevera que o homem não pode renunciar ao esclarecimento, pois é um direito sagrado da humanidade, não podendo nem mesmo um governante decidir sobre o esclarecimento de seu povo. Ressaltando ainda que o governante deve ser fonte para a busca do esclarecimento.
Perguntas interessantes