Onde era armazenado o pau brasil para ser negociado??
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Origem do Homem
Evolução Humana
Tempo Histórico
Períodos da História
Grandes Civilizações
Descobrimento do Brasil
Território Brasileiro
Três Poderes
Guerra do Paraguai
Guerra Fria
Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial
Revolução Russa
Guerra dos Canudos
Revolução Farroupilha
Inconfidência Mineira
Laifis de História
Mais Conteúdos [+]
Pratique
Exercícios Resolvidos
Provas de Vestibular
Simulados On-line
Jogos On-line
Ajuda
Área dos Professores
Atualidades
Profissão Historiador
Dicionário de História
História Ilustrada
Personalidades Históricas
Resumos
Diversos
Curiosidades
Lendas & Mitos
Links Úteis
Datas Comemorativas
Efemérides
Hoje na História
Indicação de Livros
Indicações de Filmes
Vídeos
Textos dos usuários
Hinos
Mapas Históricos
Fale Conosco
Busca Geral

Pau-brasil
A fim de não deixar o Brasil totalmente abandonado, Portugal iniciou a exploração de vários produtos naturais da colônia: madeira, especiarias, sementes, ervas medicinais, alguns animais, etc. Esses produtos eram muitas vezes obtidos dos índios em troca de alguns presentes: colares, pentes, machados. De todos os produtos naturais, o que mais significado teve foi o pau-brasil. Contudo, sua exploração não representou atividade marcante na história da colônia, pois não provocou a colonização da terra, nem a fixação de povoamentos.
Sua procura se deve ao fato de extraírem dele uma tinta de cor vermelha, muito usada como corante na indústria de tecidos.
A exploração desse produto era rudimentar e predatória. A madeira era cortada pelos índios e empilhada nas praias em grandes armazéns. Os navios que aqui chegavam levavam-na para a Europa.
As florestas litorâneas de pau-brasil se estendiam do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro, sendo que Pernambuco, Porto Seguro e Cabo Frio eram as regiões de maior concentração do produto.

O pau-brasil só podia ser explorado com a autorização do rei de Portugal. Por isso se diz que o pau-brasil era monopólio (link dicionário) do rei.
Esse privilégio era dado pelo rei, que, em troca, ficava com boa parte dos lucros.
A extração do pau-brasil foi realizada em diversas partes do território. Quando o pau-brasil acabava num lugar os comerciantes passavam a explorá-lo em outro e, assim, iam derrubando as florestas. Como essa atividade não exigia que os europeus se fixassem na América, nos primeiros trinta anos não foram construídos povoados, apenas construções fortificadas chamadas feitorias, em alguns pontos do litoral, para defesa e armazenamento do pau-brasil ou de outras mercadorias retiradas da terra.
Respondido por
5
Resposta:
O Pau Brasil era armazenados nas Caravelas
Perguntas interessantes