Ed. Física, perguntado por urielferraz04, 10 meses atrás

Onde é depositada a energia na célula muscular? De onde vem esta energia quando os músculos funcionam de maneira intensa e demorada (corredores de longa distância)? E quando os músculos funcionam de maneira pouco intensa ou em movimentos fortes de curta duração?

Soluções para a tarefa

Respondido por ricarribeiro9
2

Explicação:

Quando os músculos trabalham muito intensamente, cria-se uma falta de oxigénio no organismo. Desta maneira eas celulas são realizar fermentação latica para obter energia - ATP(por isso é que ficamos com dores musculares, porque esta fermentação liberta ácido láctico).

Quando os músculos funcionam de uma maneira normal, as celulas têm oxigénio suficiente e por isso realizam respiração aeróbica que tem muito mais rendimento

Respondido por JosGonza
0

Respondendo a perguntas sobre sistemas de energia durante o exercício temos:

  1. A fonte direta de energia para a atividade muscular é o ATP (trifosfato de adenosina)
  2. O sistema de energia oxidativa atua quando o esforço é prolongado no tempo.
  3. O sistema de fosfagênio sobre o qual falaremos é um sistema de energia de curto prazo

Sistemas de energia durante o exercício

Os sistemas de energia nos esportes, ou no exercício físico, são a maneira que nosso corpo tem de fornecer aos músculos a energia necessária para que eles possam realizar os esforços necessários.

São vias metabólicas, através das quais se fornece energia nas diferentes situações em que os músculos estão envolvidos, e que têm como finalidade oferecer-lhes a molécula fundamental para poder produzir energia: o ATP.

Um aspecto que fará com que determinado sistema energético seja utilizado será o tempo durante o qual esse esforço é feito, como veremos ao discutir e definir os diferentes tipos de sistemas energéticos no esporte.

  • 1. Onde a energia é depositada na célula muscular?

A glicose é a principal fonte de combustível para nossas células. Quando o corpo não precisa usar glicose como energia, ele a armazena no fígado e nos músculos. Essa forma armazenada de glicose é composta de várias moléculas interconectadas e é chamada de "glicogênio".

O corpo humano terá três tipos de sistemas de energia durante o exercício físico, e são os seguintes:

  • O sistema fosfagênio ou sistema fosfocreatina-creatina.
  • O sistema glicolítico.
  • O sistema aeróbio ou sistema oxidativo.

O fato de nosso corpo dar prioridade a cada um deles dependerá:

  • A duração do esforço.
  • A intensidade do esforço.
  • A quantidade de substrato de energia que temos naquele momento.

Os três sistemas de energia estão ativos o tempo todo, mas cada um deles terá uma prioridade maior ou menor dependendo da situação que está ocorrendo.

  • 2. De onde vem essa energia quando os músculos trabalham muito e por muito tempo?

O sistema energético oxidativo, como o próprio nome indica, este sistema energético ocorre na presença de oxigênio, pois é a maneira pela qual o organismo obtém energia através da degradação dos diferentes nutrientes nas mitocôndrias celulares.

A combinação de glicose ou ácidos graxos com oxigênio resultará na liberação de uma grande quantidade de energia, que será utilizada durante o exercício, pois servirá para criar ATP, mas de forma mais lenta do que nos exercícios.

É o sistema energético que predominará nas atividades físicas de média ou baixa intensidade, podendo também atuar de forma eficiente por um longo tempo (uma questão de horas), quando as reservas de glicogênio muscular estiverem esgotadas, desde que assegurada a disponibilidade energética. de nutrientes.

  • 3. quando os músculos trabalham em baixa intensidade ou em movimentos fortes de curta duração?

O sistema fosfagênico é um sistema energético de curto prazo que atua no início de um esforço muscular intenso. O ATP vai intervir neste sistema, para que o músculo possa se contrair (ou seja, fazer um esforço), é necessário trifosfato de adenosina (ATP). e fosfocreatina, sendo as fibras musculares do tipo II as protagonistas, ou seja, aquelas de contração rápida.

Nossos músculos armazenam glicogênio da glicose que fornecemos na dieta. Esse glicogênio armazenado, quando há demanda de energia pelos músculos, é convertido novamente em glicose para ser utilizado como substrato energético. O sistema glicolítico será capaz de fornecer energia aos músculos por aproximadamente 1 minuto.

Se você quiser ler mais sobre os sistemas de energia durante o exercício, pode ver este link:

https://brainly.com.br/tarefa/48229953

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes