Biologia, perguntado por saiurisacramento, 4 meses atrás

Onde as proteinas secretadas pelas células acinosas do pancreas são sintetizadas e como atingem a superficie das células onde são liberadas?

Soluções para a tarefa

Respondido por irineudanillo
1

Resposta:

.........Esse tipo de glândula é observado na porcão exócrina do pâncreas, que apresenta um sistema de ácinos e ductos bem desenvolvidos. Dessa forma, a porção exócrina do pâncreas é uma glândula acinosa ou alveolar composta, com ácinos serosos. Cada um desses ácinos apresenta um aspecto arredondado, com uma pequena luz central.

.........As células secretoras no ácino são organizadas como fatias de uma torta, apresentam formato trapezoidal ou piramidal, com um núcleo esférico localizado no citoplasma basal. O citoplasma apical da célula é rico em vesículas contendo enzimas digestivas, denominadas grânulos de zimogênio. Os grânulos de zimogênio são os precursores de enzimas, ou seja, pré-enzimas inativas digestivas acondicionadas pelo complexo de Golgi, que serão liberadas na luz dos ácinos em resposta à hormônios. As pré-enzimas são ativadas apenas no lúmen do intestino delgado, após a secreção (importante para proteção do pâncreas).

.........As células centroacinosas formam a porção inicial dos menores ductos da glândula, denominados ductos intercalares. Essas células secretam um fluido alcalino rico em bicarbonato que atua neutralizando a acidez no sistema digestório, para que as enzimas pancreáticas possam funcionar em sua faixa ótima de pH (neutro).

.........Os ductos intercalares são constituídos de um epitélio simples pavimentoso, enquanto porções dos ductos mais distantes dos ácinos, dependendo da região, podem ser formados de epitélio cúbico ou cilíndrico simples, pseudo-estratificado cilíndrico ou estratificado cilíndrico. A luz dos ductos é bem ampla. Quando corados com hematoxilina e eosina, as células dos ductos se coram densamente em rosa, portanto são eosinófilas.

.........Macroscopicamente, o pâncreas é uma glândula envolta por cápsula de tecido conjuntivo de onde se projeta septos delicados que se dispõem entre os diversos lóbulos.

Explicação:

Perguntas interessantes