História, perguntado por alinealmeidarsp8n0eg, 10 meses atrás

onde a bomba atômica foi criada?

Soluções para a tarefa

Respondido por ittalosantana54
0



Você está aqui: a

Mundo Educação 

Física

Curiosidades de Física

A história do surgimento da bomba atômica

A história do surgimento da bomba atômica

Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos
em Física

Compartilhe!

  

A descoberta do nêutron, no ano de 1932, mudou totalmente os métodos utilizados para estudar as propriedades do núcleo atômico. Ernest Rutherford, físico inglês que viveu entre os anos de 1871 e 1937, fez inúmeras pesquisas investigativas sobre a estrutura do átomo. Rutherford investigou a estrutura do átomo utilizando para isso as partículas alfa. Nos anos 30 inúmeras descobertas revelaram aspectos inesperados em relação ao núcleo do átomo. Ao bombardear átomos de urânio com nêutrons, cientistas como Otto Hahn e Lise Meitner, provaram que o núcleo desse átomo, formado por 92 prótons, é dividido em núcleos menores e descobriram ainda que o urânio pode fissionar (processo de fissão nuclear) o elemento bário e o elemento criptônio, cada qual com 56 e 36 prótons no núcleo respectivamente. Com essas descobertas os cientistas perceberam que era possível criar uma reação em cadeia com capacidade para gerar grandes quantidades de energia e que, se ela ocorresse de forma descontrolada, em uma fração de segundos a liberação de energia seria gigantesca, provocando dessa forma uma explosão de alto poder destrutivo. Após essas descobertas surgiu uma nova arma: a bomba nuclear, cujo poder destrutivo é altíssimo.

Muitos dos cientistas que se empenharam nas pesquisas sobre fissão e fusão nuclear, entre eles Einstein e Lise Meitner, se refugiaram em outros países em razão da perseguição nazista, mas mesmo assim deram continuidade em suas pesquisas. Nessa época já se tinha o conhecimento necessário para a construção da bomba nuclear. No ano de 1941, os Estados Unidos da América entram na Segunda Guerra Mundial após o bombardeio de Peal Harbor realizado pelos japoneses. A Europa estava um caos e Hitler já havia invadido vários países. Mediante esse ataque surpresa, os EUA iniciaram uma operação ultra-secreta num laboratório localizado no Novo México, para construção de uma bomba atômica. Vários cientistas foram convidados, entre eles Lise Meitner, mas ela se recusou.

Em julho de 1945, foram realizados os primeiros testes para a detonação da bomba atômica. Muitos que presenciaram os testes sabiam que a partir daquele instante a humanidade não seria a mesma. Nesse mesmo ano os nazistas se renderam, mas os japoneses não fizeram o mesmo. Dessa forma, os aviões norte-americanos bombardearam a cidade de Tóquio com bombas incendiárias matando milhares de pessoas. Em uma decisão trágica, o presidente Harry Truman autorizou o uso da bomba atômica com argumento de que a invasão por terra causaria a morte de milhões de vidas americanas e japonesas. Com a autorização para o ataque, no dia 06 de agosto de 1945, a bomba atômica - apelidada de “Garotinho” - foi lançada sobre os céus de Hiroshima, matando milhares civis e mesmo assim o Japão não se rendeu.




Bomba atômica

Três dias depois desse ataque, outra bomba produzida com elemento radioativo artificial foi detonada sobre a cidade de Nagasaki, causando novamente milhões de mortes. Esse foi o fato que, segundo algumas pessoas, marcou o fechamento da Segunda Guerra Mundial.

Foi a partir dessa guerra e desse acontecimento que a ciência passou a receber verbas para pesquisas, muitas delas diretamente do governo. Se por um lado a fissão nuclear proporcionou o desenvolvimento da bomba atômica, por outro ela favoreceu o desenvolvimento da fissão nuclear controlada, que é utilizada nos reatores nucleares e em várias aplicações na medicina.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Super Vestibular

Curiosidades



Enem 2018

Confira o que fazer a um mês da maior prova educacional brasileira

Leia esta matéria completa

Mais Enem

Item que zerava redações com desrespeito aos direitos humanos foi retirado da cartilha

Vestibulares

Confira na Agenda os vestibulares com inscrições abertas em todo o país

Dicas

Se ligue nessas dicas para arrasar nas provas de vestibular e Enem

Biologia

Matemática

Geografia

Química

Doação de medula óssea

Um passo a passo de como é feito o criterioso processo de doação de medula óssea. Confira!

Plantas verdes?

Já se perguntou por que as plantas são verdes ao invés de ter qualquer outra cor?

Relógio biológico

Ouvimos muito falar dela, mas, afinal, o que é o relógio biológico? Descubra!

Sono x aprendizado

Entenda a importância de uma boa noite de sono para o nosso aprendizado!

  

Política de Privacidade

Termos de Uso

Quem Somos

Anuncie

Expediente

Fale Conosco



Resolução mínima recomendada de 1024x768
© Copyright 2018 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).

Respondido por carlakinhooxxwgw
0

vocês sabem me responder:quais as estratégias adotadas pelos jesuítas para catequisar os indíginas no brasil


Perguntas interessantes