Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. As ondas eletromagnéticas surgem com base na interação entre campos elétricos ou campos magnéticos variáveis. Estas se propagam no vácuo com a mesma velocidade que a luz, cerca de 300 mil quilômetros por segundo. Diferentemente das ondas mecânicas, como o som, as ondas eletromagnéticas podem propagar-se tanto em meios materiais quanto no vácuo. Por tratarem-se de fenômenos ondulatórios, elas podem sofrer reflexão, refração, absorção, difração, interferência, espalhamento e polarização.
As ondas eletromagnéticas foram previstas e teorizadas pelo físico e matemático escocês James Clerk Maxwell, que unificou as equações da eletricidade e do magnetismo já existentes (equações de Faraday, Ampére e Gauss) em equações de onda. Por meio de suas equações, Maxwell conseguiu calcular o módulo da velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas. A confirmação experimental da existência das ondas eletromagnéticas só surgiu cerca de uma década mais tarde, após experimentos realizados pelo físico alemão Heinrich Hertz.
Todas as ondas eletromagnéticas apresentam frequência de oscilação, comprimento de onda e amplitude. Além disso, o comprimento de onda e a frequência são grandezas inversamente proporcionais, por isso, ondas de alta frequência, como os raios x ou raios gama, apresentaram comprimentos muito pequenos. A figura seguinte mostra o espectro eletromagnético e as diferentes faixas de ondas eletromagnéticas existentes, observe:

As ondas eletromagnéticas caracterizam-se por serem transversais, por propagarem-se no vácuo com a mesma velocidade que a luz visível, por serem tridimensionais, isto é, depois de produzidas, propagam-se igualmente em todas as direções e quando atravessam meios materiais, como o ar ou a água, sua velocidade de propagação diminui, enquanto o seu comprimento de onda aumenta, de modo que a sua frequência não se altera. Esse fenômeno é conhecido como refração.
Confira alguns exemplos de ondas eletromagnéticas existentes e bastante usados em nosso cotidiano:
• Ondas de rádio: são largamente utilizadas nas telecomunicações. O sinal de rádio, televisão e celular encontra-se nessa faixa de frequência;
• Micro-ondas: também são muito utilizadas nas telecomunicações. Os roteadores de internet sem fio, popularmente conhecidos como Wi-fi, utilizam micro-ondas de frequências que variam entre 2,4 GHz e 5,8 GHz;
• Infravermelho: é também conhecido como onda de calor. Alguns dispositivos de segurança equipados com visão noturna são capazes de captá-lo. O infravermelho é a onda emitida quando usamos um controle remoto;
• Luz visível: é a faixa de ondas eletromagnéticas que se localiza entre as frequências de 480 THz e 750 THz.
• Ultravioleta: após certas frequências, passa a ser considerado uma radiação ionizante, isto é, uma onda eletromagnética com potencial de arrancar elétrons das moléculas, ocasionando o surgimento de anomalias celulares que podem evoluir para um câncer, por exemplo. Essa frequência de onda eletromagnética é bastante utilizada por peritos criminais para a detecção de materiais biológicos, como sangue e saliva; sua capacidade de ionização também permite usá-la para a esterilização de utensílios cirúrgicos, seringas, recipientes etc.;
• Raios x: chegam à Terra em pouca quantidade devido à presença da atmosfera terrestre. Essas ondas eletromagnéticas têm frequências muito altas e grande poder de penetração, por isso, são utilizadas para a obtenção de imagens de ossos e articulações e para o tratamento de tumores, por meio da radioterapia
• Raios gama: são produzidos por reações nucleares, nas quais os níveis de energia do núcleo dos átomos sofrem variações. Essas ondas são extremamente energéticas e apresentam alto poder de penetração. Os raios gama são usados para estudos astronômicos e para a indução de reações nucleares.
1. O que é uma onda eletromagnética?
2. Cite três tipos de ondas eletromagnéticas e como elas são utilizadas no cotidiano.
3. Ondas são energias que se propagam através de um meio. Quando uma onda se propaga de um local para o outro necessariamente ocorre:
a) Transporte de energia
b) Transformação de energia
c) Produção de Energia
d) Transporte do meio
e) Transporte de matéria e energia
4. Das ondas a seguir, qual delas não é eletromagnética?
a) infravermelho
b)Radiação Gama
c) Ondas Luminosas
d)Ondas de Rádio
e) Ultra Som
obs: preciso da resposta hoje
Soluções para a tarefa
As questões abordam a temática da ondulatória nos objetos e nos usos do dia a dia. Vamos relembrar um pouco sobre o espectro eletromagnético e o tipo das ondas, para depois analisar o que se pede.
O espectro eletromagnético nos dá as principais radiações eletromagnéticas em ordem crescente de frequência. Essas radiações são amplamente utilizadas no dia a dia justamente por serem eletromagnéticas, ou seja, não precisarem de meio de propagação, e por isso possuem uma velocidade muito maior. Temos um macete para decorar esse espectro, que é o RAMILUXG:
RA = rádio;
MI = micro-ondas;
LU = luz;
X = raio-x;
G = raios gama;
O ser humano só consegue visualizar o espectro da luz visível: radiação ultravioleta, infravermelho e outras radiações da mesma frequência que a luz. Todas essas radiações são muito utilizadas no nosso dia a dia, lembrando que a frequência aumenta do rádio para o raio gama, mas o comprimento de onda diminui.
Vamos analisar as questões:
1. Uma onda eletromagnética é a onda capaz de se propagar no vácuo, onde não há matéria. Esse tipo de onda possui um comprimento de onda pequeno e frequências gigantescas, com velocidades na faixa de 300.000 km/s. Essas ondas eletromagnéticas não precisam de meio para se propagar, mas podem sim se propagar em meio material, porém são mais rápidas no vácuo.
2. Micro-ondas: As micro-ondas deram o nome para o forno micro-ondas por serem utilizadas ali: possuem alta frequência e baixíssimo comprimento de onda, permitindo-as penetrar nas moléculas de água e vibrá-las até aquecer.
Ondas de Rádio: Como o próprio nome diz, essa radiação nos permite ouvir o rádio. Essa radiação é dividida em duas: AM e FM. A diferença entre elas está no comprimento de onda.
Radiação Gama: utilizada em processos de aproveitamento de alimentos, as grandes produtoras de frutas e verduras bombardeiam alimentos frescos com raios gama para aumentar a durabilidade dos alimentos. Essa radiação também é utilizada em tratamentos de câncer mais agressivos.
3. Alternativa correta letra A.
As ondas são caracterizadas por serem perturbações no meio que carregam apenas energia, nunca matéria. Logo, obrigatoriamente, ao passarem de um meio ao outro e sofrerem refração (alteração da velocidade), essas ondas carregarão energia de um meio para o outro.
4. Alternativa correta letra E.
Como o próprio nome diz, o ultrassom é uma onda sonora, e ondas sonoras são mecânicas, necessitam de meio material para se propagar. Todas as outras ondas fazem parte do RaMiLUXG.
Saiba mais sobre espectro eletromagnético em:
https://brainly.com.br/tarefa/45536014?
Espero ter ajudado!