OMS alerta para falta de novos antibióticos e pede mais investimentos Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre a séria escassez de novos antibióticos para combater bactérias cada vez mais resistentes, e defendeu redobrar os investimentos diante desta "crescente ameaça" à saúde mundial. A tuberculose resistente, a cada ano mata 250 mil pessoas no planeta. A OMS publicou em fevereiro uma lista de 12 famílias de "superbactérias", contra as quais considera urgente desenvolver novos medicamentos, a exemplo de enterobactérias como Klebsiella e E.coli. Considerando as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto: *
a) Bactérias são micro-organismos unicelulares, procariontes, desprovidos de envoltório nuclear e organelas membranosas, pertencentes ao Reino Monera.
b) A tuberculose, a difteria, a brucelose e a coqueluche são doenças infecciosas transmitidas principalmente pelo contato direto com o doente e por gotículas de secreção respiratória eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.
c) Plasmídeos são moléculas de DNA extracromossomais, capazes de se reproduzirem independentemente do DNA cromossômico. Eles possuem variadas funções de acordo com os seus tipos como, por exemplo, a resistência a antibióticos.
d) A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Alguns grupos populacionais possuem maior vulnerabilidade a essa doença devido às condições de saúde e de vida à que estão expostos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
(b)
Explicação:
A brucelose é uma infecção transmitida de animais para pessoas, principalmente por produtos lácteos não pasteurizados.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás