omo vimos ao longo do semestre, as diversas teorias partem de determinados pressupostos sobre o que é o homem e sobre como é possível estudá-lo.
Leia atentamente as afirmativas a seguir.
I O homem não nasce pronto. Suas características biológicas não são suficientes para que viva em sociedade. Ele aprende a ser homem, a partir das condições concretas em que vive e se constitui a partir das experiências vividas em determinado mundo social e cultural.
II A percepção não é uma impressão e uma combinação passiva de elementos sensoriais, mas uma organização ativa desses elementos em uma experiência coerente.
III A vida humana possui uma dinâmica na qual o ser humano deve alcançar um certo grau de realização para se estruturar como pessoa plena e integrada.
Com base na análise das afirmativas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
I Psicologia Sócio-Histórica; II Psicologia da Gestalt III e Psicologia Humanista.
B
I Existencialismo-fenomenológico; II Psicologia Humanista e III Psicanálise.
C
I Psicologia Sócio-Histórica; II Behaviorismo e III Psicanálise.
D
I Existencialismo-fenomenológico; II Behaviorismo e III Psicologia Sócio-Histórica.
E
I Psicanálise; II Psicologia Sócio-Histórica e III Psicologia da Gestalt.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
Sócio-histórica pois remete ao homem aprendendo a viver em sociedade a partir das experiências. Gestalt por causa das percepções. E Humanista pois remete aos graus de realização (pirâmide de Maslow).
Resposta:
Explicação:
a) Considerando o conceito de figura e fundo, deve-se lembrar que a totalidade sempre será fruto da interação entre fatores internos e externos. Nesse caso, os fatores internos estão relacionados à própria paciente (suas queixas, suas crenças, seus valores); e os fatores externos estão relacionados ao contexto em que ela está inserida, isto é, a sua comunidade, composta por crenças e valores que impactam a forma como ela entende o mundo.
Pensando nisso, o enfermeiro deve analisar o caso considerando os aspectos culturais do contexto em que Joana está inserida. Esse contexto também faz parte da totalidade que deve ser analisada no processo de cuidado do paciente.
b) A enfermeira Paula demonstrou pouca abertura em relação às crenças da paciente. Para uma conduta alinhada aos princípios gestaltistas e humanistas, é importante que se considere a totalidade (visão holística), seu contexto e o potencial da própria pessoa.
c) Para uma postura mais alinhada ao que vem sendo discutido, Paula deveria considerar as crenças de Joana (mesmo que não concorde) e falar com ela a partir dessa linguagem, não ignorando sua forma de pensar, mas orientando a partir da forma como Joana compreende o mundo, suas crenças e valores. Dessa forma, Joana se sentirá mais validada quanto a sua forma de pensar e poderá ter mais abertura para o que a enfermeira vai orientar. Em síntese, a postura de Paula deve levar em conta a totalidade de Joana, incluindo aspectos do contexto em que ela vive, e seu potencial.