ome em análise do excerto que segue: “Como a reprodução da força de trabalho está na dependência direta do salário, qual o significado dos serviços sociais mantidos pelo Estado ou pelas instituições privadas nessa reprodução? A resposta a essa indagação é uma condição para se apreender o significado da atividade profissional do Assistente Social, do ponto de vista da reprodução das condições de sobrevivência da classe trabalhadora.” (IAMAMOTO, M.; CARVALHO, R. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 6 ed. São Paulo: Cortez, 1988. p. 99.).
Tendo em vista a citação feita, em relação à questão da intervenção crítica do assistente social, assinale abaixo a afirmativa que melhor define tal intervenção.
A intervenção crítica do assistente social, tendo em vista a realidade de inserção dos indivíduos no sistema produtivo, não pode seguir uma diretriz ajustadora, moralizante e conciliatória que, na maioria das vezes, é expressa em políticas públicas controladoras e assistencialistas mediadas pelas instituições.
Dentro da perspectiva político-econômica que regula a questão produtiva na sociedade moderna, o assistente social não pode ideologicamente impor aos indivíduos uma crítica que faz com eles estejam deslocados das necessidades produtivas das empresas, o que aumentaria uma situação de vulnerabilidade social.
A intervenção crítica do assistente social, que se dá, irremediavelmente, através das instituições sociais, públicas e privadas, não pode direcionar-se por fundamentos éticos e políticos que desajustem a conduta dos indivíduos em seus processos produtivos, uma vez que o sistema de reprodução capitalista está centrado neste ajustamento da conduta.
O Serviço Social, institucionalizado através do aparato de Estado, deve agir de forma crítica evitando um atrito social entre os indivíduos que dependem do salário e os proprietários dos meios de produção, ou seja, as indústrias, evitando, assim, um agravamento da questão social e, consequentemente, um aumento dos gastos do Estado com a assistência social.
A intervenção crítica, que marca o Serviço Social, deve estar pautada em uma visão partidária, ideologicamente alinhada à luta do proletariado, impondo, assim, uma agenda de lutas contra ao grande capital. Tal movimento deve ser mediado pelas instituições sociais do Estado, sendo este o natural representante da classe trabalhadora.
RESPOSTA RÁPIDA,POR FAVOR GENTE.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A intervenção crítica, que marca o serviço social, deve estar pautada em uma visão partidária, ideologicamente alinhada à luta do proletariado, impondo, assim, uma agenda de lutas contra ao grande capital. Tal movimento deve ser mediado pelas instituições sociais do Estado.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás