Omar Mitta, vulgo Rango, e sua esposa Dina Mitta, vulgo Estrondosa, a dupla explosiva que já resolveu muitos mistérios utilizando o conhecimento químico (vestibular UNICAMP 2002). Hoje estão se preparando para celebrar uma data muito especial. Após a limpeza do banheiro, Rango foi à sala e removeu todos os móveis e, de tão feliz e apaixonado, começou a cantarolar: “Beijando teus lindos cabelos, Que a neve do tempo marcou... Estavas vestida de noiva, Sorrindo e querendo chorar...” De repente, volta à realidade lembrando que tinha que limpar aquela sala de 150m3 , antes que Dina voltasse. “Hoje a temperatura está em 32 °C e a pressão atmosférica na sala deve ser, aproximadamente, 4 vezes o valor da minha pressão arterial sistólica (190 mmHg ou aproximadamente 0,25atm), sem medicação. Ah, se eu fosse tão leve quanto o ar dessa sala!”, pensava Rango... “Se o ar se comporta como um gás ideal, quantos mols dessa mistura gasosa devem estar presentes aqui na sala?”
Soluções para a tarefa
Propriedades dos gases: Os gases ocupam todo o volume que se encontram. Se a sala tem 150m³, então o ar está ocupando 150m³.
A pressão atmosférica é igual 4x 0,25 = 1 atm (pressão atmosférica normal).
A pressão de um gás é proporcional a sua temperatura e inversamente proporcional ao seu volume. Como o ar tá se comportando como um gás ideal, podemos simplesmente usar a equação dos gases Ideais:
PV = nRT
R = constante dos gases = 0,082 L · atm · K−1 · mol−1
Se a constante está em Atm, temos que usar a pressão em atm. Como a constante tá em litros, devemos usar o volume em litros também. Como a temperatura está em Kelvin, devemos usar a temperatura em Kelvin também.
32ºC para Kelvin = 32+273 = 305K.
150m³ para Litros = 150000 Litros
Se PV = nRT , n = PV/RT
Aplicamos os dados: n= 1 x 150000 /0,082 x 305
n = 6000 mols.