Omar é um senhor de 64 anos, desempregado, que estava encontrando muita dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Tinha uma inteligência ímpar e, mesmo na terceira idade, aprendeu a usar computador para poder enviar currículos - todos sem sucesso. Um dia ao acompanhar a filha de 24 anos até a faculdade, percebeu uma oportunidade de negócio; na área externa da faculdade tinham muitas barracas vendendo pipoca, cachorro quente, churrasco, entre outros e Senhor Omar era um doceiro de mão cheia. Viu nas calçadas de uma universidade um futuro empreendimento. Começou, então, a comercializar, na frente da faculdade da filha, "trufões", que eram basicamente, trufas de chocolate em um tamanho razoavelmente grandes. As primeiras semanas de vendas foram um sucesso!!! Senhor Omar conseguia abater suas despesas e ainda tirar um lucro considerável, no entanto, ele enxergava um futuro mais grandioso para o comércio de trufas e gostaria de fazer um investimento para alcançar mais clientes. O recém empreendedor possui R$ 20.000,00 para investir em seu negócio, pois ganhou uma promoção da Nestlé nesta semana. Baseado na história fictícia, desenvolva um plano estratégico a Longo Prazo que ajude Senhor Omar a alavancar as vendas dos "trufões".
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Para o senhor Omar a alavancar as vendas dos "trufões" o ingrediente essencial dessa receita é a própria qualidade do produto, por isso, deverá investir na criação de novas receitas e produtos periodicamente e experimentar a adesão do público, além de manter uma linha tradicional.
Como a operação é enxuta, ele deve mantê-la dessa forma, investindo na qualidade dos seus produtos e na apresentação visual dos mesmos, além da própria.
Senhor Omar precisa pensar no longo prazo e partilhar o investimento ao longo do tempo em vez de apostar tudo em alguma ideia inusitada.
Para tal, deveria ter 10 mil investidos pelos próximos 5 anos, rendendo juros enquanto ele disponibiliza 5 mil para fluxo de caixa e outros 5 como reserva de emergência.
Abraços!
ThiagoBR2020:
Obrigado Mark, que Deus te abençoe sempre!!! :)
Perguntas interessantes