Biologia, perguntado por isabellacarvalhodoss, 10 meses atrás

Olívia, de 21 anos, está com sobrepeso e fará atividades aeróbicas (esteira e corrida) e de força (musculação), 4 vezes na semana. Na anamnese, Olívia informou o seu consumo alimentar diário (habitual) e demonstrou interesse em utilizar suplementos específicos de micronutrientes, pois diz que se sente “indisposta e desanimada”.


A partir da análise da alimentação de Olívia, responda as questões a seguir:

A) O consumo de alimentos fonte de vitaminas e minerais está adequado? Justifique.

B) Que orientações seriam importantes para Olívia quanto ao uso de suplementos de micronutrientes?

C) O que Olívia poderia fazer para melhorar a qualidade da sua alimentação e o aporte de vitaminas e minerais?

Escreva sua resposta no campo abaixo

Soluções para a tarefa

Respondido por ronygyn
3

Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A) A alimentação habitual da Olívia não apresenta boa qualidade nutricional e tem quantidades e tipos insuficientes de vitaminas e minerais. Para que a alimentação diária forneça micronutrientes que supram as demandas do organismo, é fundamental uma variabilidade de alimentos e o consumo de cinco porções de frutas e hortaliças. Ao analisar o cardápio em questão, verifica-se um consumo inferior ao recomendado de fontes alimentares de vitaminas e minerais e, pelo fato desta ser a alimentação habitual da Olívia, em longo prazo suas demandas de micronutrientes provavelmente não serão contempladas.

B) A suplementação de vitaminas e minerais não se mostra eficiente na melhora da performance em indivíduos com alimentação saudável e adequada em calorias. Na prática, porém, diversos atletas e praticantes de exercícios físicos acreditam que a suplementação pode ser um instrumento para melhorar o desempenho e a composição corporal, e acabam utilizando suplementos de micronutrientes (polivitamínicos e poliminerais) por vezes sem a mínima necessidade e o pior: por iniciativa própria, sem a indicação de um profissional da área. Muitos desses indivíduos, chegam a consumir megadoses de vitaminas e minerais (até 1.000 vezes a RDA), caracterizando o uso abusivo e indiscriminado. O que Olívia precisa fazer é melhorar o seu padrão alimentar e, desta forma, oferecerá ao organismo os micronutrientes necessários para as atividades do dia a dia e o exercício físico, sem a necessidade de utilizar suplementos.

C) Uma alimentação variada, que ofereça porções adequadas e recomendadas de todos os grupos alimentares ao longo do dia, que também seja suficiente no aporte de calorias conforme o dispêndio energético conseguirá suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais.

No desjejum, Olívia poderia ingerir café com leite ou 1 iogurte em substituição ao café preto ou acrescentar duas fatias de queijo magro no pão com margarina. A colação poderia ser substituída por uma fruta ou uma porção de salada de frutas. Acrescentar saladas variadas no almoço e no jantar, cruas e cozidas. A melhor opção para a sobremesa seria uma fruta, não o quindim.

No jantar, seria pertinente acrescentar uma fruta de sobremesa, ou incluir uma ceia (fruta ou salada de frutas ou 1 iogurte ou 1 copo de leite) no cardápio. As saladas poderiam ter adição de frutas picadas ou fatiadas. Também seria aconselhável substituir os grãos polidos/refinados pelos integrais, pelo menos 2 a 3 vezes na semana (substituir o arroz polido pelo integral, o pão francês pelo integral, o macarrão comum pelo integral, etc.).

Perguntas interessantes