História, perguntado por Rafahmirelevm641, 1 ano atrás

oliveira vianna, sérgio buarque e gilberto freyre buscam compreender como a colonização portuguesa influenciou, desde seu início, o que somos enquanto povo. descreva, em linhas gerais, quais são as diferenças entre as perspectivas adotadas pelos três autores? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por dalmoalf
1

Oliveira Viana

Tal literatura é considerada muitas vezes como conservadora e elitista, devido em partes pela antropologia social da época, que subestimava a presença do negro na formação do Brasil, defendendo assim políticas de embranquecimento para assimilar o negro da sociedade. Logo nosso passado colonial iniciou uma degeneração social baseado na miscigenação e na mistura de diferentes povos no Brasil.

 

Sérgio Buarque de Holanda

Foi o primeiro a afirmar que o povo brasileiro não possuía um apego de pertencimento racial, pois tínhamos uma condição mutável da miscigenação. Assim foi o primeiro a dar uma nova visibilidade a uma perspectiva que quebrava as visões racistas de uma geração de intelectuais, afirmando que a miscigenação fosse um caráter positivo, desfazendo todo argumento eugenista ainda vigente na intelectualidade brasileira.

 

Gilberto Freyre

Assim Freyre expande essa visão ao não abordar uma hierarquia racial, que culpava os negros pelos males do Brasil ou que defendesse uma política de embarquecimento, desejando interpretar os aspectos mais significativos da formação da sociedade brasileira, ampliando assim suas fontes históricas, com romances, testamentos e outros documentos até então ignorados.

Perguntas interessantes