(Olimpíada Brasileira de Química Júnior)
Às 22h do dia 20 de abril de 2010, uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e vitimou 11 pessoas. É difícil estimar o montante do petróleo que vazou. Os impactos desta explosão no golfo do México serão sentidos muito mais longe e por muito mais tempo. Parte do petróleo derramado, principalmente alguns de seus componentes mais tóxicos, podem também estar se espalhando pelo fundo do oceano, alcançando distâncias de até 50 km do poço danificado.
Há uma considerável variação nas composições entre diferentes amostras de petróleo. Apesar de serem ricas em hidrocarbonetos, algumas dessas composições ainda não são totalmente conhecidas; outras possuem compostos carcinogênicos e mutagênicos. Além disso, quando o petróleo é derramado em uma área, ele se espalha sobre a superfície da água, sofrendo modificações que transformam seus componentes.
Especialistas afirmam que a exposição de organismos marinhos a esses produtos tóxicos pode se estender durante longos períodos. A eliminação desses componentes depende da ação de microrganismos e é um processo muito lento, que demora anos.
Adaptado de BORGES, Jerry Carvalho. O manto negro da morte. Coluna Por dentro das células. Ciência Hoje On-line.
Disponível em: . .
De acordo com o texto acima, o petróleo:
a) é uma mistura.
b) é uma substância muito tóxica.
c) se dissolve rapidamente na água.
d) não deveria ser extraído de águas profundas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra a)
espero ter ajudado
Perguntas interessantes