Administração, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Olá prezado aluno(a)! Tudo bem? Sou o professor Renato Silva. Sou Economista e Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Londrina. Tenho o prazer de estar conversando com você neste fórum da disciplina de Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento.

Neste fórum, vamos conversar sobre o custo do capital em projetos de investimentos.

Bom, independentemente do tamanho, porte e atividade operacional, uma empresa pode ser avaliada como tomadora de duas grandes decisões: decisão de financiamento (captação de recursos) e decisão de investimento (aplicação de recursos). A decisão de investir envolve o processo de identificar, avaliar e selecionar alternativas de aplicações de recursos. A decisão de financiamento envolve a definição da origem dos fundos a serem aplicados nas decisões de investimento.

No processo de elaboração de novos projetos e empreendimentos, essas duas áreas decisórias (Financiamento e Investimento) devem ser apresentadas de maneira integradas entre si. Enquanto as decisões de financiamento descrevem as taxas de retorno exigidas pelos detentores de capital, as oportunidades de investimento centram suas preocupações nos retornos esperados. É fundamental ao gestor tomar as melhores decisões de investimento e financiamento e para isso deve considerar o custo do capital.

Nesse contexto, vamos debater neste fórum os seguintes questionamentos:

- Como o custo do capital afeta as decisões de investimento e financiamento das empresas?

- Qual a relação entre a taxa de retorno esperada e o custo do capital?

- Como a TIR (Taxa Interna de Retorno) pode ser utilizada no processo de decisão de investimento?

Vamos lá, sua participação é muito importante!

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
14

O custo do capital afeta as decisões de investimento e financiamento de modo a tornar viável o investimento em na empresa ou não, afetando diretamente a atração ou repulsão de investidores, bem como afeta as decisões organizacionais nas estratégias adotadas para alavancar os negócios.

A relação entre a taxa de retorno esperada e o custo do capital é que o custo de capital pode ser considerada como uma remuneração mínima exigida para que se possa investir, enquanto que o retorno esperado é aquele desejável, isto é, o que espera-se e necessariamente o mínimo, mas além.

A Taxa Interna de Retorno pode ser usada para decidir um investimento porque ela compara o valor presente de um investimento em relação aos seus possíveis retornos e saldos.

Abraços!

Perguntas interessantes