Olá Prezado(a) Aluno(a).
Estamos iniciando o fórum do ciclo 1 da disciplina intitulada “Educação e Diversidade”. Desta forma, destaco algumas orientações:
1.As contribuições devem ser escritas com suas palavras, ou seja, realize reflexões e leituras sobre o que está sendo abordado e escreva sobre o que você entendeu e analisou sobre a proposta.
2.Suas contribuições devem conter, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 10 linhas, por gentileza, formule sua resposta a partir de uma síntese, respeitando esta orientação.
3.As suas respostas devem ser bem fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo';
4.No prazo da atividade do Ciclo 1 sua resposta deve ser direcionada ao professor/tutor;
5.Para validação, sua resposta deve se reportar a postagem do professor;
A partir do exposto, analise a situação a seguir:
Em uma reunião pedagógica no início do 3º trimestre de uma escola estadual que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, foram apresentados os desempenhos dos alunos nos dois trimestres anteriores em relação às notas e frequências. A equipe pedagógica e professores identificaram que o número de alunos faltosos e a evasão escolar estavam muito altos, então, decidiram refletir sobre as causas dessa situação e sobre estratégias para mudar essa realidade. Para iniciar a reflexão, os professores (as) e pedagogos(as) realizaram a leitura de um recorte do livro “Diversidade Cultural e Educação para Todos” de Moacir Gadotti e apontaram as principais causas de acordo com o autor para a evasão escolar. Aproveitaram as discussões apresentadas no texto para traçar algumas possibilidades de mudanças na escola, como estratégias para diminuir a evasão.
Com base nesta situação-problema, seu desafio será elaborar um texto entre 5 a 10 linhas que apresente a reflexão realizada pelos professores e as possíveis estratégias traçadas para que a evasão escolar deixe de ser um problema enfrentado pela escola.
Para te auxiliar neste processo, realize a leitura do recorte do livro “Diversidade Cultural e Educação para Todos” de Moacir Gadotti, disponibilizado em anexo.
Referência Bibliográfica:
GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para Todos. RJ: Graal, 1992, p. 16- 23
Bons estudos!
Professora Natalia Gejão.
Soluções para a tarefa
Bem, o objetivo do trabalho democrático na educação multicultural não é de modificar o pensamento, mas sim interagir com outras diferenças apresentando aos alunos novas formas de ver a história.
Deste modo, é importante lembrar que a diferenciação cultural não é necessariamente negativa, ela serve para classificar cada cultura, e, a ciência tem um papel importante na preservação dos aspectos positivos e das diferenças de cada uma, sem descrição pelo fato de uma ser primitiva e outra não.
Resposta:
Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem da instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.
Ciclo 01
res: Disciplina Educação e Diversidade
O trabalho decorre da necessidade de se discutir as relações no ambiente escolar, e em que medida o papel do professor se torna imprescindível na mediação da integração escola x família x sociedade na desconstrução de estereótipos. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Formação Pessoal e Social
Explicação: