Olá preciso de uma ajuda nesta atividade, oferto 80 pontos, desejo detalhamentos.
Karina, 32 anos, vai ao consultório de sua obstetra para uma consulta pré-natal de
rotina. Ela é saudável, sem qualquer problema médico, e conforme as recomendações médicas tem tomado vitaminas e parou de ingerir bebidas alcóolicas. Ela e seu esposo estão animados com a gravidez. O exame de ultrassonografia com 12 semanas de gestação confirmou um feto com boa implantação da placenta e função cardíaca adequada. Havia alguma dúvida sobre o tamanho da cabeça, assim uma segunda ultrassonografia foi obtida com 18 semanas. Este exame foi mais detalhado e revelou separação incompleta dos ventrículos cerebrais. Foi consultado um perinatologista, especialista em distúrbios do desenvolvimento, e foi realizado um exame de imagem por ressonância magnética (RM). Este estudo detalhado de imagem confirmou a separação incompleta do prosencéfalo em hemisférios cerebrais distintos. O
diagnóstico de holoprosencefalia (HPE) foi feito com base na RM.
Com base no caso acima, responda às seguintes perguntas:
1. Como acontece o desenvolvimento do sistema nervoso central?
2. Quais estruturas compõem o prosencéfalo? Quais suas principais funções?
3. Por que a separação incompleta do prosencéfalo pode impactar o desenvolvimento
do filho de Karina?
4. Qual a importância do tronco encefálico? Tal estrutura será afetada no filho de
Karina?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.O sistema nervoso começa a sua formação a partir da quarta semana de vida, formando o tubo neural. Esse processo é denominado de neurulação. As células localizadas no ectoderma, sobre o notocorda, se espessam (caracterizando o neuroectoderma – origem do sistema nervoso).
2.As principais partes do encéfalo: O encéfalo adulto consiste em quatro partes: tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e cérebro. O tronco encefálico é continuo com a medula espinhal e consiste no bulbo, na ponte e no mesencéfalo. Posteriormente ao tronco encefálico encontra-se.
3. não sei
4.O tronco encefálico compreende o bulbo, também chamado medula oblonga, a ponte e o mesencéfalo.
Contém muitos corpos celulares de neurônios e de prolongamentos dos nervos cranianos relacionados com respostas sensoriais, motoras e autônomas da cabeça e do pescoço. Através dos nervos cranianos, o encéfalo recebe informações e controla funções de estruturas da cabeça e pescoço prioritariamente.
Há uma formação reticular constituída por uma rede de neurônios, que estão envolvidos na regulação das atividades cardíacas e respiratórias.
Uma lesão em alguma região do tronco encefálico é frequentemente muito perigoso, dependendo da área afetada pode romper fibras relacionadas com a consciência, a percepção e a cognição. Se a lesão afetar os centros vitais cardíacos e respiratórios leva à parada cardíaca e respiratória irreversível, sendo portanto fatal.