Biologia, perguntado por vianda1054, 4 meses atrás

Olá! Minha dúvida é: No RNA e no DNA temos os ácidos nucleicos, que são formados pelos nucleotídeos, fosfato, açúcar e base nitrogenada. A base nitrogenada pode variar sendo A,T,C e G para o DNA e A,U,C e G para o RNA. Gostaria de saber se é necessário que todas essas bases estejam presentes em um DNA ou RNA ou se eles podem ser formados também por apenas algumas delas.

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
1

A pergunta parece simples mas não dá para responder sem textão...

Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são macromoléculas formadas por unidades menores: os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por 3 tipos de moléculas interligadas: ácido fosfórico + pentose (carboidrato com 5 carbonos) + uma base nitrogenada. A função de ambos é coordenar a síntese das proteínas celulares, sendo que o DNA possui a "receita" delas (o código genético) e os RNAs comandam a execução dessa "receita". Por isso, DNA e RNA constituem o material genético de qualquer ser vivo (ou mesmo "quase vivo", como os vírus).

DNAs e RNAs diferem:

  • Pela forma da molécula (dupla-hélice no DNA);
  • Pelo tipo de pentose (desoxirribose no DNA e ribose no RNA);
  • Por uma das bases nitrogenadas (A, T, C e G no DNA com pareamento A/T e C/G. No RNA: A, U, C e G).

Normalmente, tanto DNA quanto RNA são formados por centenas a milhares de nucleotídeos e suas bases - em trios - determinam quais aminoácidos devem entrar na composição de uma proteína em fabricação (cada trio "indica" 1 aminoácido) .

Sabe-se que, com 4 bases, é possível formar 64 trios (combinações) diferentes mas são conhecidos apenas 20 tipos de aminoácidos. Então muitos desses trios indicam ou um mesmo aminoácido ou nenhum deles (código genético degenerado).

Portanto é possível que nem todas as 4 bases possam estar presentes num ácido nucleico mas isso só deve ocorrer em sistemas com pouca variedade de proteínas (vírus ou células muito primitivas como as arquéas). Na grande maioria dos seres vivos, certamente os ácidos nucleicos são completos, até porque isso é um mecanismo evolutivo que previne mutações deletérias. P. ex.: quando o RNA mensageiro transcreve um trecho do DNA (primeira etapa do código genético), pode ocorrer algum "erro" que altere uma das bases de um trio (mutação) mas isso quase nunca modifica a proteína que está sendo produzida porque o novo trio de bases pode levar ao mesmo aminoácido de antes (já que o código genético é degenerado). Se nem todas as bases estivessem presentes, mutações seriam muito mais frequentes e comuns.

Espero ter ajudado.


vianda1054: obrigada <3 ajudou muito!
Perguntas interessantes