Física, perguntado por paulocesarcastromace, 6 meses atrás

Olá,
Gostaria de saber qual a fórmula para calcular quantos metros cúbicos de ar um exaustor tem capacidade de extrair por hora. A situação é a seguinte, é um exaustor industrial tipo centrífugo com um motor de 40cv de potência ele suga ar quente do teto de um forno industrial que possui 100m de comprimento x 3m de altura x 4m de largura, através de tubos com 60cm de diâmetro e o exaustor fica instalado no chão, os tubos desde o teto do forno até o exaustor no chão temos uma distância de 30m metros, o exaustor suga este ar quente e injeta em um ambiente para secar os produtos. Gostaria que alguém me ajudasse com essa fórmula pra calcular quantos metros cúbicos de ar quente por hora esse exaustor tem capacidade de extrair do forno e injetar no sistema de secagem. Obrigado!

Soluções para a tarefa

Respondido por vihr2203
0

Resposta:

Step 1

Utilizando uma fita métrica, calcule o volume total de seu banheiro multiplicando o comprimento pela a largura pela altura em metros. Certifique-se de incluir o espaço da banheira e do chuveiro em seus cálculos. Caso tenha acesso aos projetos arquitetônicos originais de sua casa, é possível copiar as medidas de lá, porém uma fita métrica funciona tão bem quanto.

Step 2

Divida o volume de seu banheiro, em metros, por 7,5. O resultado será a taxa de renovação de ar, ou a taxa em metros cúbicos por minuto requerida em um exaustor para esse banheiro. A taxa de renovação de ar representa o fluxo de ar exigido para trocar completamente o ar em seu banheiro 8 vezes em uma hora. Sendo assim, se seu banheiro possui 3,60 m de comprimento, 4,50 m de largura e 3,00 m de altura, ele possui um volume de 48,6 m^3 (3,60 x 4,50 x 3,00) e uma taxa de renovação de ar de 6,48 m^3/min (48,6/7,5).

Step 3

Alternativamente, é possível determinar a taxa de renovação de ar dividindo o volume total de seu banheiro por 60 -- o número de minutos em uma hora -- e então multiplicando o resultado por 8 -- o número de circulações completas requeridas para que um exaustor de banheiro funcione de forma efetiva. Então, se seu banheiro possui 6,00 m de comprimento, 2,40 m de largura e 2,70 m de altura, ele possui um volume de 38,88 m^3 (6,00 x 2,40 x 2,70). Dividir esse número por 60 resulta em 0,648 (o número de metros cúbicos que devem ser recirculados a cada minuto para uma recirculação completa em uma hora) e multiplicar esse número por 8 (o número de vezes que o ar deve ser recirculado por hora para manter o banheiro livre de mofo) resulta em 5,184 m^3/min: a taxa de renovação de ar requerida por qualquer exaustor instalado nesse banheiro.

Step 4

Verifique a taxa de renovação na embalagem de qualquer exaustor de banheiro que pretenda comprar. Ela deve ser equivalente à taxa de renovação calculada no passo anterior com as medidas de seu banheiro.

Perguntas interessantes