Direito, perguntado por alexandrebr1, 1 ano atrás

Olá, gostaria da ajuda de vocês. Estou no 9 ano e no meu colégio tem um projeto para falar sobre alguns assuntos sobre alguma profissão!
Acabei escolhendo o Direito por achar interessante, se vocês tiverem alguma dica/ajuda ou até se você está ou já se formou em Direito responder a uma entrevista!

Segue os tópicos:
Função do curso
Grade curricular e duração
Perfil do profissional
Áreas de atuação
Universidades que oferecem o curso
Entrevista com um profissional

Por favor espero que me respondam kkk, obrigado desde já!

Soluções para a tarefa

Respondido por hg2005
2

Quais matérias você vai estudar?

Claro que o currículo das faculdades de Direito brasileiras podem variar de uma instituição para outra. No entanto, existe uma base curricular comum a todas, que dificilmente será alterada, independentemente de onde você pretende estudar.

Confira as principais matérias que você vai estudar se resolver cursar Direito e já vá se preparando:

Teoria do Estado

Essa é uma das matérias mais básicas do curso, porque diz respeito à fundamentação do conceito de poder, de jurisdição e de legitimidade do Direito para reger a vida em sociedade.

Teoria do Direito

A teoria do Direito estuda aspectos mais filosóficos e organizacionais das diferentes formas de hierarquias legais, conflito de leis, competências e outros pontos do sistema legal que serão fundamentais para aprofundar seus conhecimentos em cada uma das outras disciplinas.

Direito Constitucional

Estudar Direito Constitucional é estudar a base de fundamentação de todos os direitos e demais disciplinas do curso. É na constituição que um réu penal encontra seu direito de defesa assegurado, assim como um cidadão comum tem a garantia de liberdade de expressão e de participação política. Por isso, se existe uma única matéria que é imprescindível em um curso de Direito, essa matéria é Direito Constitucional!

Direito Civil

O ramo de estudo do Direito Civil é muito amplo. Por meio dele, estuda-se desde direitos básicos (como a capacidade de firmar contratos e tomar decisões na vida) como questões mais difíceis (como os requisitos para a constituição de uma empresa no Brasil, a sucessão de bens em caso de morte ou divórcio e assim por diante). Geralmente, há varias disciplinas de Direito Civil em uma mesma grade curricular.

Direito Penal

Direito Penal é aquela disciplina que ou você ama ou odeia. É fascinante aprender sobre os diferentes tipos penais, as teorias do crime, os procedimentos (extremamente teatrais) dos tribunais penais, dentre outros detalhes. Mas a verdade é que, na prática, não é todo bacharel em Direito que consegue trabalhar nessa área, já que são temas pesados, que envolvem diversos conflitos morais.

Direito Administrativo

O Direito Administrativo cuida de tudo o que tem a ver com o Estado, incluindo as garantias de transparência, publicidade, legalidade e eficiência da administração pública. É uma disciplina que explica os difíceis limites e as condições para a realização de gastos públicos, da concessão a entes privados de atividades como iluminação e saneamento, dentre outras temáticas.

Direito do Trabalho

As relações de trabalho estão presentes na vida da maioria dos brasileiros. Por isso é tão interessante aprender sobre garantias, benefícios e direitos trabalhistas. Alunos que partem de uma perspectiva empresarial também aproveitam muito essa matéria ao descobrir quais são as obrigações do empregador, os limites dos benefícios trabalhistas, dentre outras coisas.

Direito Processual

O Direito Processual está, na realidade, presente em todas as disciplinas anteriores. Assim, o Direito Processual Penal vai dizer, por exemplo, como funciona uma audiência nas varas penais, quais são os prazos de prescrição de cada crime, dentre outros detalhes. Já no Processo Civil, é possível encontrar regras sobre o andamento dos processos, as formas pelas quais as partes e o juiz podem se manifestar e muito mais.

Direito Internacional

As disciplinas de Direito Internacional normalmente focam em aspectos públicos ou, ao contrário, nos privados. No Direito Internacional público são estudados temas como a relação entre estados, organizações e tribunais internacionais, crimes contra a humanidade, comércio internacional e assim por diante. Já o Direito Internacional público normalmente se volta para casos de contratos internacionais, regime de bens no casamento entre estrangeiros, relações de cooperação entre sistemas judiciários de diferentes países, entre outros temas.

Disciplinas optativas

Vale ressaltar que o que não falta na grade curricular dos cursos de Direito são as disciplinas optativas. E por mais que variem bastante de instituição para instituição, normalmente têm o mesmo propósito: o aprofundamento nas disciplinas já consagradas, bem como a oferta de novas temáticas até mesmo para o Direito. Por isso, na grade de disciplinas optativas é possível encontrar Direito Ambiental, Direito da Propriedade Intelectual, Direito Financeiro, Direitos Humanos, Direito Previdenciário, Direito da Internet e por aí vai.

O que é preciso para se formar com sucesso na área?

Essa é uma pergunta de difícil resposta, já que cada instituição estabelece seus próprios requisitos curriculares. No entanto, há uma série de traços comuns entre as faculdades de Direito do país, estabelecidos inclusive por meio de uma diretriz do Ministério da Educação (MEC). Veja:

[...]

Espero ter ajudado, deu trabalho resumir essa resposta!


alexandrebr1: Muito Obrigado!
hg2005: Disponha-se!
Perguntas interessantes