Administração, perguntado por roberto123444hhh, 7 meses atrás

Olá, estudante!

Seja bem-vindo ao fórum da disciplina de Matemática Financeira. Com essa disciplina objetivamos que você se familiarize com tópicos essenciais da Matemática Financeira, tais como Juros, Parcelamentos, Análise de Financiamentos e Investimentos. Também objetivamos que você reflita a respeito da importância desses conteúdos para o planejamento e a tomada de decisões em sua atuação profissional. Nesse sentido, considerando que em sua futura profissão você precisará conhecer, compreender e aplicar os diferentes conceitos da Matemática Financeira, responda ao seguinte item:

Defina os regimes de capitalização composto e simples, e comente utilizando pelo menos um exemplo, como eles são abordados no nosso dia a dia e na sua futura prática profissional.

a)Regime de capitalização simples

b) Regime de capitalização composto

Boa discussão!​

Soluções para a tarefa

Respondido por sandreia82
17

Resposta:

O Regime de Capitalização simples é uma forma de remuneração sobre uma quantia de dinheiro investida, ela funciona como juros simples Dessa forma, a taxa de juros é calculada sobre a primeira quantia investida.

No regime de capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado “juros sobre juros”. A capitalização composta caracteriza-se por uma função exponencial, em que o capital cresce de forma geométrica.

No nosso dia a dia e na futura pratica profissional juros simples pode ser abordado em situações investimento ou empréstimo de dinheiro entre familiares por exemplo, em nosso dia a dia e na futura prática profissional juros compostos pode ser abordado em situações empréstimo e financiamento de veículos.

Explicação:

Respondido por arilsongba
12

A) Regime de capitalização simples

Este tipo de regime se resume em operações matemáticas simples as quais são usadas para poder calcular quanto se deve a alguém.

A formula matemática usada é:

J=C x I x T

Onde:

J = juros

C = capital

I = taxa

T = tempo

Um exemplo prático disso é quando se coloca dinheiro em uma conta poupança e retira-o em menos de 60 dias.

B) Regime de capitalização composto

Esse regime é conhecido porque o juros produzido tende a incidir sobre o montante produzido no período passado.

Muito usado por cartões de crédito ao que tange os juros rotativos os quais devem ser pagos pelo cliente o mais rápido possível.

Bons estudos!

Perguntas interessantes