Física, perguntado por GrapeKappo, 10 meses atrás

Olá, estou com dúvidas nesta questão. Será que podem me ajudar?

(UNICAMP) O encontro das águas do Rio Negro e do Solimões, nas proximidades de Manaus, é um dos maiores espetáculos da natureza local. As águas dos dois rios, que formam o Rio Amazonas, correm lado a lado por vários quilômetros sem se misturarem.
Um dos fatores que explicam esse fenômeno é a diferença da velocidade da água nos dois rios, cerca de Vn = 2km/h para o Negro e Vs = 6km/h para o Solimões. Se uma embarcação, navegando no Rio Negro demora tn = 2h para fazer um percurso entre duas cidades distantes d = 48km, quanto tempo levará para percorrer a mesma distância no Rio Solimões, também rio acima, supondo que sua velocidade com relação à água seja a mesma nos dois rios?

A resposta que eu vejo é 2,4h percorrendo no Solimões, mas por que demora mais no Solimões (6km/h) do que no Negro (2km/h) que é 2h?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielferrisp
0

Quais livros você tirou para eu te ajudar? Vou procurar a resposta e ja retorno


GrapeKappo: Essa pergunta foi tirada de uma apostila de física que eu tenho, segue no ramo de mecânica física que, a princípio, era pra ser uma pergunta simples de velocidade, porém a resposta para a pergunta está falando que a mesma embarcação, cuja velocidade é constante em ambos os rios, está demorando mais para fazer a rota de 48km no Rio Solimões do que no Rio Negro.
Respondido por doug1023
1

Resposta:

Porque as embarcações correm "rio acima", ou seja, contra a velocidade das águas dos rios.

Explicação:

As velocidades dos rios vão ser subtraídas da velocidade do barco.

Perguntas interessantes