Matemática, perguntado por michaelsorrisa, 1 ano atrás

Olá,

Este espaço é destinado a uma reflexão compartilhada! Esperamos, ao longo do período, o compartilhamento de ideias e interações entre você, a tutoria e seus colegas, na possibilidade de discutir e trocar conhecimentos e experiências.

Fique atento ao que os seus colegas têm a dizer, não tenha receio de expor seu conhecimento/opinião. Contamos com sua participação ativa, enriquecendo a discussão ao menos três (03) vezes!

Quando o futebol era jogado ainda no século XIX, bem no início, foi observado que muitos jogadores ficavam próximos ao gol do rival apenas esperando a chegada da bola para tentar balançar a rede. Então, para deixar o jogo mais dinâmico, foi criado o impedimento, a regra 11 do futebol. Mas essa é uma das regras do futebol que mais geram polêmicas e discussões. Devido à velocidade do lance, muitas vezes os bandeirinhas ficam na dúvida sobre a posição real do atacante.

Há alguns anos, a televisão tem esclarecido os lances polêmicos de impedimento com uma tecnologia chamada de tira-teima (ver figura). Essa tecnologia possibilita determinar a posição real dos jogadores na hora do chute e, desta forma, verifica se o atacante está ou não em impedimento. Além disso, também é possível averiguar a distância percorrida, a velocidade da bola ou do jogador e até se a posição da barreira obedece a distância regulamentar de 9,15 metros.



Diante do texto acima, do seu conhecimento prévio, de futuras pesquisas e do conhecimento adquirido na disciplina Geometria Analítica, responda as seguintes questões:

a) Como funciona o tira-teima?

b) Para você, o tira-teima pode errar?

c) No tira-teima, como é possível determinar a velocidade da bola em um chute? E como é determinada a distância regularmente dos 9,15 m no momento das cobranças de faltas?

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
1

A política no Brasil, de fato, pode ser vista como um desvio ético. Os cidadãos brasileiros costumam relativizar a política a ponto de atribuir o desvio ético apenas à classe política, o que não é verdade. A corrupção também está presente nos cidadãos, mesmo que nos pequenos atos.

Vamos aos dados/resoluções:  

2) Do empresário que sonega impostos ao “jeitinho brasileiro”, é possível reduzir ou acabar com a corrupção no Brasil?

Da forma como está sugerido, não é possível liquidar a corrupção no Brasil. O exemplo para tal ação deve partir dos cidadãos brasileiros enquanto maioria. Quando agem corretamente, as condutas destes podem ser benéficas a todo o povo.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes