Olá
Então eu estou fazendo um trabalho com o tema: Produção do ferro e o seu uso no cotidiano.
E eu quero saber se o texto que eu escrevi - resumo de outro texto - Faz algum sentido.
O ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 ºC e ponto de ebulição de 2862 ºC. Ele é um metal muito importante para a nossa sociedade, pois tem vários objetos que precisam do ferro na sua fabricação em sua constituição.
Ele pode estar na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada de aço (formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio).
O ferro é um material usado dês 4000 a 3500 a.C. Ele sempre foi um elemento muito raro já que era obtido por meio de meteoros.
Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são: hematita, magnetita, siderita, limonita e pirita.
Graças a esses minérios, é possível produzir o metal ferro, obter um metal por meio de seus minérios pode ser feito com vários elementos, tais como o alumínio, o cobre, o titânio e o manganês; e esse processo é estudado pela área da metalurgia, o ramo da metalurgia cuida somente da obtenção do ferro, e do aço é a siderurgia. O principal minério utilizado é a hematita
Nas siderúrgicas, o aço tem maior prioridade que o ferro na produção, porque essa liga pode ser trabalhada na forja, na laminação e na extrusão, porém com o ferro isso é mais difícil.
O aço também tem uma dureza maior e uma resistência mecânica mais elevada. Para melhorar ainda mais, esses materiais (o ferro e o aço) têm um custo ainda menor do que outros metais e ligas de alta resistência.
Por isso, eles são cada vez mais aplicados em nosso cotidiano, principalmente na construção civil.
Um exemplo disso é para construir prédios de vários andares é usado o concreto armado (que é o concreto com estruturas em aço).
É o aço que fornece a resistência que a estrutura precisa ter para aguentar forças perpendiculares, como os ventos.
A hematita e a magnetita são usadas também como catalisadores de processos químicos, acelerando essas reações.
O íon ferro (Fe+2 o ferro), é muito importante para a nossa saúde. É esse íon que mantém as hemoglobinas de nosso sangue funcionando e possibilita que consigam extrair oxigênio do ar quando o sangue passa pelos pulmões, assim pôde distribuí-lo por todo nosso corpo e para ter o perfeito funcionamento do cérebro também depende do íon ferro.
Geralmente, não é necessário que uma pessoa normal tome suplementos de ferro, pois a alimentação diária já fornece a quantidade que precisamos, sendo que um homem padrão precisa de 10 mg de ferro ao dia, e uma mulher padrão de 18mg (no caso de mulheres grávidas, elas necessitam de uma maior quantidade de ferro).
Mas o excesso de ferro pode trazer também problemas de saúde, como o aumento de riscos de câncer, de doenças degenerativas, como o mal de Parkinson, e o comprometimento de algumas funções normais do organismo.
Os alimentos que tem fontes de ferro são: fígado, carne seca, cereais matinais enriquecidos com ferro, feijão, passas, pão, ovos, lentilha, ervilha, beterraba, folhas escuras, tais como espinafre, couve, agrião e brócolis, além de peixes.
O ferro é tão importante que na década de 80 o cientista John Martin disse que "não havia plâncton em regiões superiores dos oceanos em virtude da falta de ferro e, consequentemente, sem o plâncton, outras formas de vida marinha não se desenvolviam"; Já na década de 90, fertilizaram 60 km2 do Oceano Pacífico com sulfato de ferro, e o resultado foi que em uma semana a região floresceu e ficou verde graças ao plâncton que se desenvolveu.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
o resumo do texto faz sentido sim!
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás