Olá,
Chegamos há mais uma atividade avaliativa da disciplina de Ética e Cidadania. Nesse momento, mais uma vez, iremos promover uma reflexão acerca dos temas que foram desenvolvidos nas últimas duas semanas de estudos (Bioética e Desigualdade Social). Nessas unidades nos deparamos com alguns questionamentos importantes que envolvem a Ética Humana, o conceito de ética na dimensão biotecnológica e as desigualdades sociais entre as nações, especialmente a brasileira.
A questão da Biotecnologia é um dado que nos coloca imensas questões nos dias atuais. Não se trata apenas de questionar um problema de antigos versus modernos. A evolução tecnológica, sobretudo na área de saúde, contribuiu e irá contribuir muito ainda para o ser humano. Em contrapartida, as chamadas “novas tecnologias”, são muito caras e dificilmente será disponibilizada à população menos abastada das sociedades modernas. Há, portanto, um lado extremamente importante e necessário: não haveria talvez a possibilidade de um regresso e de aumento da desigualdade social?
Diante desse cenário (texto acima) e das informações colhidas dentro do conteúdo digital responda às questões:
É possível agir eticamente dentro dessa concepção (bioética e biotecnologia versus desigualdade social) em prol de um desenvolvimento real para todos os seres humanos? Justifique sua resposta.
Teríamos condições de interferir numa futura vida, mudando seu curso natural, através da biotecnologia? Justifique.
E quais seriam os limites, de acordo com a sua opinião, da atuação da biotecnologia em face da vida humana?
Dica: concentrem-se em responder as questões de forma objetiva, clara e lógica. Cuidado com os plágios, pois já li tarefas que foram copiadas de blogs integralmente. Não há problema em pesquisar para responder; o problema é usar as palavras de outros como se fossem suas (e isso configura plágio - que é crime!).
Para ajudá-los na reflexão inseri um artigo na página do curso intitulado "Bioética, desigualdade social e Direitos Humanos".
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
É possível sim existir uma concepção de bioética que leve em consideração o desenvolvimento real para todos os seres humanos, especialmente se existirem modificações ou pesquisas que substancialmente ajudem na qualidade das relações sociais ou diminua as desigualdades econômicas.
Também seria possível interferir numa vida futura, modificando seu curso natural, porém devem ser considerados os limites éticos para que ela seja usada somente para melhora, nunca para a piora da condição da vida humana.
Ainda, os limites da atuação da biotecnologia em face da vida humana devem repousar nos limites dos benefícios trazidos em detrimento dos malefícios. Também devem ser considerados os efeitos a longo prazo.
Perguntas interessantes