Olá caro(a) aluno(a),
Esse fórum de discussão visa promover o debate sobre a área da Psicologia, sua relação com o desenvolvimento humano e os processos de aprendizagem.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem está no reconhecimento de que a educação é um fenômeno muito complexo cujo impacto no desenvolvimento implica em considerar a diversidade de práticas educativas que envolvem o indivíduo, em seus múltiplos contextos em que vive e participa.
A Psicologia contribui para a prática educativa de diferentes formas: a começar pela sua pluralidade de sistemas teóricos, perpassando pelas possibilidades de diálogo teórico dentro e fora do seu campo de conhecimento e, ainda, no diálogo com a prática educativa, que pode ser mediado pelo próprio professor, quando ele faz uso da Psicologia (ALMEIDA; AZZI, 2007).
De acordo com o exposto, segue a questão para discussão:
Qual a importância da Psicologia para o processo de ensino-aprendizagem?
Como apoio teórico, utilize os materiais da disciplina e também, o texto a seguir:
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel. A psicologia da educação como um saber necessário para a formação de professores. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 15, n. 1, p. 41-55, jun. 2007. Disponível em . acessos em 04 out. 2020.
Registre sua resposta apresentando o seu posicionamento.
Bom trabalho,
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir da psicologia educacional, professores e alunos são auxiliados ao melhor entendimento do processo de educação. Assim, geram melhores resultados para si e para a sociedade. Vale ressaltar alguns dos benefícios e com eles vemos a importância da psicologia no processo de aprendizagem:
Compreensão dos estágios de aprendizagem e desenvolvimento. Permite ao professor ter um melhor conhecimento de seu aluno, e notar suas aptidões, interesses, atitudes, habilidades e capacidades adquiridas ou inatas.
Desenvolvimento da didática de ensino, permite ao professor adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem.
Entender as diferenças, os alunos diferem muito com relação aos níveis de inteligência, aptidões, gostos e desgostos, além de ter tendências e potencialidades distintas.
Resolver problemas em sala de aula, existem inúmeros problemas que podem surgir numa sala de aula. Alguns deles são: o bullying, a pressão dos colegas, as colas nas provas, as tensões étnicas, etc. O psicólogo educacional auxilia o aluno a lidar melhor com estas situações. Esclarece e instrui o aluno com as mediações para superar o problema. Para tanto, ele precisa estudar as características dos problemas potenciais em sala de aula, a dinâmica do grupo, as características comportamentais do aluno e os possíveis ajustes que serão necessários.
Orientação e aconselhamento, hoje em dia é importante que a criança receba orientação em todas as fases do seu desenvolvimento. Isso porque as habilidades psicológicas, interesses e aprendizagem diferem de uma pessoa para outra. O psicólogo educacional também ajuda o professor a lidar com os seus próprios problemas emocionais. Assim, consegue otimizar o seu desempenho em sala de aula.
A psicologia educacional contribui consideravelmente para a criação de um sistema moderno de educação. Ela tem ajudado professores, diretores, administradores e assistentes sociais, a desenvolver significativamente uma atitude mais solidária para com os alunos, já que os ajuda a crescer e se tornarem pessoas mais íntegras e independentes.
Resposta:A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e que seu impacto no desenvolvimento humano requer que consideremos a abrangência e a diversidade das práticas educacionais em na qual o ser humano está imerso, pois a educação se dá em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidas como esferas educacionais. Assim, a psicologia da aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, procura mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre alunos, é a aquisição de conhecimentos e a cultura acumulada é possível.
O papel do professor neste processo é fundamental. Busca estruturar as condições para a ocorrência das interações professor-aluno-objeto, que conduzam à apropriação do conhecimento.