Olá boa noite vcs poderia me ajuda com esse exercicio porfavor,
fazé um texto sobre oque estava ocorrendo No Brasil no governo de joão goulart,
Soluções para a tarefa
Resposta:
João Goulart foi o 24º presidente do Brasil e seu governo estendeu-se de setembro de 1961 a abril de 1964. Até agosto de 1961, ele era vice-presidente do Brasil, mas em 25 de agosto, o então presidente, Jânio Quadros, em uma tentativa de realizar um autogolpe, renunciou seu cargo. A Constituição de 1946 estipulava que Jango assumisse e foi aí que uma nova crise estourou e deu início à Campanha da Legalidade.
O governo de João Goulart pode ser dividido nas fases parlamentarista e presidencialista. A presidencialista estendeu-se de setembro de 1961 a janeiro de 1963 e, de janeiro de 1963 a março/abril de 1964, foi a fase parlamentarista.
O governo parlamentarista de Jango durou cerca de 14 meses e teve fim com um plebiscito em que a população decidiu pelo retorno do presidencialismo. O parlamentarismo tirava uma série de atribuições políticas do presidente e, com isso, Jango não teve muitas possibilidades de manobras políticas.
A fase presidencialista do governo de Jango é marcada integralmente pelos debates causados pela proposta do governo de realizar as Reformas de Base, que eram reformas estruturais defendidas pelo governo com o objetivo de resolver problemas estruturais do país. Visavam a combater a desigualdade e abrir o caminho para ampliar o desenvolvimento nacional.
As Reformas de Base defendiam a realização de reforma agrária, tributária, bancária, urbana, educacional e eleitoral. Dentre todas as reformas defendidas nesse programa, a mais bem elaborada e a que resultou em um debate político gigantesco foi a reforma agrária. Essa reforma defendia a desapropriação de propriedades rurais maiores de 500 hectares que não estavam sendo utilizadas.
No meio de todos esses acontecimentos, uma conspiração que mobilizava grupos civis, militares e interesses dos Estados Unidos estava em curso. O governo americano considerava o governo de João Goulart muito à esquerda e, por isso, passou a financiar grupos conservadores e reacionários para desestabilizar politicamente Jango. Descobriu-se, na época, que o governo americano financiou centenas de candidaturas conservadoras nas eleições de 1962.
Nesse turbilhão de acontecimentos, Jango, claramente, começou a enfraquecer-se na posição de presidente. Em setembro de 1963, militares rebelaram-se e realizaram a Rebelião dos Sargentos, que contou com 600 militares que invadiram e tomaram alguns prédios governamentais. Em outubro de 1963, Vargas decretou estado de sítio no país em resposta a uma declaração de Carlos Lacerda.
Em 1964, a situação do país continuava tensa. E Jango, vendo-se politicamente atado e sem conseguir realizar suas reformas, resolveu guinar seu governo à esquerda, em 13 de março de 1964, no conhecido discurso da Central do Brasil.
Nesse discurso, Jango reafirmou publicamente seu compromisso de realizar, a todo custo, as Reformas de Base. A resposta conservadora não tardou e, em 19 de março, meio milhão de pessoas mobilizadas por grupos direitistas realizaram a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Nessa marcha, houve inúmeros pedidos de tomada do poder pelos militares.
Na virada de 31 março para 1º de abril de 1964, um levante militar iniciou-se em Juiz de Fora. Esses militares marcharam para o Rio de Janeiro, tomaram a cidade e nenhum tipo de resistência governamental aconteceu. Jango foi instado a resistir, mas negou-se para evitar uma guerra civil. Em 2 de abril de 1964, o golpe foi completado quando Auro de Moura, presidente do Senado, decretou vaga a presidência do Brasil.
Dias depois, foi decretado o Ato Institucional nº 1 e Humberto Castello Branco assumiu a presidência dando início a 21 anos de ditadura no Brasil.
espero ter ajudado :)