Olá aluno, seja bem-vindo ao nosso fórum!!
Nesse primeiro ciclo vamos discutir sobre uma situação que tem se tornado comum que é o compartilhamento de dados genéticos. Abaixo temos uma breve informação que servirá para orientar a nossa discussão e sugestões de leitura que a complementam. Leia-as com atenção e interprete com critério pois sua opinião será fundamental para incrementar o nosso exercício!
Bom estudo!!
Compartilhamento de dados genéticos: há consentimento?
Segundo um artigo publicado na BBC, empresas que tem realizados exames de DNA tem compartilhado estes dados com a indústria farmacêutica e com instituições policiais. Como justificativa, eles dizem que isso auxilia no desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas bem como, auxilia na prisão de criminosos envolvidos em estupros e assassinatos.
Pensando que cada indivíduo é único e possui seu próprio genoma, isso seria possível uma vez que existem pequenas variações dentro genoma que podem ser identificados (em casos criminais) ou em possíveis doenças.
reflita:
Você é a favor desse compartilhamento? Se esses dados pertencessem a você, você autorizaria a troca de informações? Seja criterioso para formar sua opinião e faça sua contribuição (individual) no fórum. Lembre-se que seu texto deverá conter de 5 a 10 linhas.
Soluções para a tarefa
Sim.
O compartilhamento genético permite a criação de maiores bancos de dados, os quais promovem uma maior rede de informação genética, com o principal objetivo relacionado a dissolução de crimes.
Por conta disso, em meu caso, seria a favor do compartilhamento genético, principalmente por não apresentar antedecentes cirminais, e por contribuir para a sociedade, no que tange a captura de criminosos a partir destas técnicas.
Ao se considerar compartilhamento genético, a abordagem relacionada com este tema conta com um aspecto subjetivo consistindo de forma geral em uma alternativa adequada para a evolução de serviços diversos.
Principais aspectos sobre compartilhamento genético
O compartilhamento genético consiste, de forma geral, na possibilidade de avançar em estudos e compreensões relacionadas a doenças hoje incuráveis, raras ou complexas a partir do conhecimento de henomas vinculados com pessoas que as possuem.
Os pontos positivos relacionados com a realização do compartilhamento genético, incluem aspectos como:
- Enriquece os conhecimentos relacionados com genes, expressão e variação genética;
- Relações entre doenças específicas e o comportamento genético específico;
- Obter resultados em testes genéticos realizados em pacientes determinados.
Desta forma, o compartilhamento genético vai possibilitar a criação de bancos de dados obtendo, assim, uma verddeira rede de informação genética para uso não apenas em saúde como também na resolução de situações policiais.
Para saber mais sobre compartilhamento genético: https://brainly.com.br/tarefa/23625298