ENEM, perguntado por kelmasavary, 10 meses atrás

Olá Aluno(a)! Sejam muito bem-vindos a nossa Atividade de Estudo 01. Para essa atividade, vamos ler juntos o que segue abaixo: Durante os anos de existência do Serviço Social como profissão no Brasil, vemos que este realizou uma transformação em seu interior. Começou creditando aos homens a “culpa” pelas situações que vivenciavam, e acreditando que uma prática doutrinária, fundamentada nos princípios cristãos, era a chave para a “recuperação da sociedade”. Chega, em 1999, assumindo uma postura marxiana, analisando que a forma de produção social é a causa prioritária das desigualdades – os homens, individualmente, não são desiguais, a forma de produção e apropriação do produto social é que produz as desigualdades, modo de produção este que deve ser reproduzido, para manter a dominação de classe. É um salto elogiável para uma profissão que começou querendo moldar os homens de acordo com os princípios cristãos de respeito à autoridade, e, hoje, tem, nos homens, a autoridade máxima a ser respeitada; uma profissão que tinha nos homens o objeto do seu trabalho, e, hoje, entende que os homens são sujeitos da história. O objeto do Serviço Social, no Brasil, tem, historicamente, sido delimitado em virtude das conjunturas políticas e sócio-econômicas do país, sempre tendo-se em vista as perspectivas teóricas e ideológicas orientadoras da intervenção profissional. Assim, é que, no início do Serviço Social no Brasil, 1937, o objeto definido era o homem, mas um homem específico: o homem morador de favelas, pobre, analfabeto, desempregado, etc. Enfim, entendia-se que esse homem era incapaz, por sua própria natureza, de “ascender” socialmente. Daí que o objeto do Serviço Social era este homem, tendo por objetivo moldá-lo, integrá-lo, aos valores, moral e costumes defendidos pela filosofia neotomista. Posteriormente, o Serviço Social ultrapassa a idéia do homem como objeto profissional. Passa-se à compreensão de que a situação deste homem – analfabeto, pobre, desempregado, etc. – é fruto, não só de uma incapacidade individual mas, também, de um conjunto de situações que merecem a intervenção profissional. O objeto do Serviço Social se coloca, então, como a situação social problema. MACHADO, Ednéia Maria. Questão Social: objeto do Serviço Social?. Serviço Social em Revista. Londrina, v. 2, n. 1, 1999. Vemos que é indiscutível a inserção da intervenção do Serviço Social no âmbito das desigualdades sociais, ou, mais amplamente, da questão social. Considerando a concepção de questão social, cabe refletir sobre o que Iamamoto entende como rebeldia e de que forma ela as relaciona. Vamos pensar juntos sobre isso? Em APENAS 01 (uma) lauda, escreva o que você entende sobre essa relação de acordo com a leitura do nosso livro da disciplina.

Soluções para a tarefa

Respondido por ruancastro15
2

 O serviço social é de fato bastante importante para o desenvolvimento da sociedade de modo que através de sua prática podemos abrandar as diversas desigualdades sociais presentes na sociedade capitalista a qual vivemos.

 A diferença entre classes sociais é gritante na sociedade atual de modo que muitas pessoas crescem com um sentimento de culpa como se não fosse merecedor do sucesso ou de fato por conta das dificuldades não conseguirem por muitos motivos, mudar sua realidade.

Perguntas interessantes