Olá, aluno(a)! Como está? Seja muito bem-vindo(a) à disciplina de Saúde Pública! Sou a professora Danieli e estaremos juntos em mais este desafio. Durante os nossos encontros, abordaremos diversos assuntos, dentre eles, a importância dos estudos epidemiológicos para uma prática baseada em evidências. Para iniciarmos as atividades da nossa disciplina, primeiramente convido você a ouvir o nosso podcast, que pode ser acessado por meio do link: https://anchor.fm/danieli-garbuio/episodes/Prtica-baseada-em-evidncias-e15b27c Agora, vamos exercitar a primeira etapa de uma prática baseada em evidências: o acesso aos estudos científicos! Para isso, peço para que você escolha um estudo recente na sua área de interesse e compartilhe as informações aqui no fórum para discussão. As informações do estudos precisam ser apresentadas conforme o seguinte modelo de padronização: 1. Título 2. Objetivo do estudo 3. População de estudo 4. Tipo do estudo: descritivo (estudo de caso, relato de caso), analítico (transversal, coorte, caso-controle, ecológico), ou experimental 5. Principais resultados 6. Importância desse estudo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Biomedicina está presente em vários campos de atuação, mas principalmente na pesquisa de doenças, sintomas e fatores ambientais que afetam a saúde da população. Por isso, a relevância da Biomedicina no cenário de pandemia é, sem dúvidas, indiscutível.
Importância da Biomedicina no cenário de pandemia: Com a chegada do novo corona vírus, o papel do biomédico torna-se imprescindível no combate a essa doença viral que já causou mais 2,5 milhões de mortes no mundo. Pois, entre uma das preocupações desse profissional está a identificação de causas e consequências de anomalias humanas, a fim de contribuir para a determinação de um diagnóstico.
Por se tratar de um vírus novo, vários estudos ainda estão em andamento sobre características bioquímicas da Covid-19, bem como as consequências geradas no indivíduo. A contribuição científica do biomédico é capaz de auxiliar nessa descoberta, além de contribuir com pesquisas de ações preventivas que trazem a cura da doença causada pelo corona vírus denominado SARS-CoV-2. Apesar de não tratar diretamente o paciente, o biomédico contribui no papel de auxiliar as decisões médicas, por meio da elaboração de dados que trazem informações fisiológicas. Por esse motivo, é possível afirmar que esse profissional atua nos bastidores para garantir a vida.
Explicação: