Pedagogia, perguntado por edilainetle, 6 meses atrás

OLá.... Alguém por favor poderia me ajudar com essa questão? Desde ja agradeço.

Desde Paulo Freire, a educação de jovens e adultos - EJA - vem caminhando na direção de uma educação democrática e libertadora, comprometida com a realidade social, econômica e cultural dos mais pobres. No entanto, ainda temos muito por construir nessa direção.



Veja um exemplo:


Renata, uma professora em Rio Claro, cidade do interior de São Paulo, é alfabetizadora de um grupo de colonos da região de sua cidade.
Influenciada pelas ideias de Paulo Freire ela, desde o começo dos encontros com seus alunos e alunas, procurou conversar com eles sobre o que gostariam de ler e escrever e por que isso era importante para eles. Já no primeiro encontro, os alunos contaram que todos os meses precisam ir até a cidade para fazer as compras do mês. Iam num determinado supermercado, que enviava um ônibus para buscá-los. Lá recebiam panfletos com produtos e preços em ofertas. Queixavam-se de não conseguir ler os folhetos para fazer suas listas de acordo com os preços mais baixos. A professora foi percebendo que a ida ao supermercado era uma geradora de situações ligadas a conhecimentos como: ler, escrever, contar, comparar preços e escolher produtos. Tudo poderia se transformar em bons materiais para o trabalho junto aos alunos. Na sala de aula, o grupo passou, então, a identificar os produtos, listar seus nomes, comparar palavras em termos de quantidade, variação e semelhança entre letras, a escrever novas palavras a partir daquelas. Puderam, ainda, se dedicar ao cálculo de preços: produtos mais baratos, mais caros, cálculo total a partir de uma lista dos produtos que precisavam comprar, aumentos nos preços ocorridos de um mês para outro etc.
Refletindo sobre o trabalho da professora alfabetizadora com os seus alunos, podemos observar vários aspectos interessantes. Que aspectos são esses? Registre quatro deles.

Soluções para a tarefa

Respondido por belpedagoga
0

Resposta:

Uma metodologia interacionista

Explicação:

A professora parte da realidade dos alunos para dar suporte e conhecimento. Conforme Paulo Freire mencionava em sua prática pedagógica.

Perguntas interessantes