Olá. Alguém me explica direitinho porque o môdulo da força resultante é 3N. Eu não entendi essa parte. Quero ajuda Obrigado.
Soluções para a tarefa
Você pode calcular o módulo da força resultante entre os vetores F1 e F2 é de 3N através da Regra do Paralelogramo, na qual você "estende" os vetores para que eles completem um paralelogramo... É um pouco difícil de explicar, então mostrarei um anexo no qual tentei reproduzir a questão:
A figura 1 demonstra o exercício sem nenhuma alteração;
A figura 2 já demonstra as extensões que mencionei (você pode basicamente "copiar o outro vetor")
Na figura 3, o cálculo da força resultante (Fr) se dá pela conexão do ponto da bola laranja (a origem dos vetores F1 e F2) ao ponto azul (o encontro das reproduções/cópias dos vetores vermelhos)
Na alternativa b) (caso precise de ajuda nela), pode-se calcular o módulo da aceleração usando a força resultante (calculada na alternativa a)) e a massa da bola laranja:
Nesse exercício, o fato de você ter um quadriculado com escala deixa ele bem fácil, mas caso ele não tenha, existem vários outros métodos de soma e subtração de vetores que são bem úteis. Achei um vídeo bom aqui que explica elas de uma maneira muito boa. Segue o link!
-> https://youtu.be/GB-ai7x1wJk
Espero que eu tenha ajudado! Caso tenha qualquer dúvida, é só mandar nos comentários!