Olá a todos , voçês poderiam dar uma nota nessa redação de minha autoria ? Ela é grande porque ainda estou treinando bastante meu argumentos e a própia estrutura dissertativa , então relevem rsrsrs
A frase do filósofo transcendentalista estadunidense do século XIX, Ralph Waldo Emerson , “Quando patinamos sobre gelo quebradiço, nossa segurança depende de nossa velocidade”, apresenta neste incipiente século XXI uma atualidade assombrosa. Essa máxima da intolerância religiosa no século da industrialização oferece, além de uma instrutiva ilustração visual, um conselho para o agir: em situações difíceis, busque a resolução rapidamente, para não ser atingido implacavelmente pelos problemas que ela virá a causar. Claro que as decisões tomadas devem observar uma conduta condizente com a busca do eu interior e considerando o proceder moral augusto de um homem independente do pensar de terceiros, que seja superior e que leve em conta a bondade pela bondade, acima das expectativas de recompensas e retribuições. É preciso, acima de tudo, como diz Emerson, ter confiança em si mesmo, esse é o segredo do sucesso. Contudo, há no dito de Emerson, uma suspeita de perigo. Perigo, o qual o nosso ligeiro poder de decisão poderá nos deixar a salvo da provável hipotermia.
No século XXI, o excelso dito de Ralph Waldo Emerson desloca-se do agir moral, ou pelo menos da preocupação com os seus desdobramentos, para um “safar-se” incólume da situação de escolha, de emergência na qual nos encontramos – e esse estado mostra-se contínuo, sem grandes intervalos entre eles, como se tudo que ocorre devesse ser considerado os decisivos da vida. Como o Chris Wilton, personagem de Match Point de Woody Allen, que diante lances capitais transita entre oposições, mas opta pelas ambições individuais, que incluem assassinatos e a subjugação da consciência às escolhas irreversíveis.
Zygmunt Bauman usa a frase de Emerson como epígrafe na introdução de seu livro Vida Líquida . Vida líquida que é o tipo de vida que se consolidou nas últimas décadas; a vida que se constitui em uma sociedade moderna líquida. Segundo Bauman, “‘Líquido-moderna’ é uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir”. O que Bauman declara como modernidade líquida é uma fase que se contrapõe à modernidade sólida, aquela época que desenhou e consagrou-se com o Iluminismo, mas que tem em seu lastro o Positivismo, a Revolução Industrial, o Fordismo e incontáveis eventos e teorias que formularam um mundo (predominantemente o lado ocidental do planeta) governado por uma racionalidade que definiu um savoir-faire baseado na soberania da ciência, na lógica, no cálculo, na eficácia do planejamento, na indústria, na constância, na fidelidade aos compromissos. Enfim, caminhou em direção à certeza e à segurança. A modernidade líquida, ao contrário, é leve, fluída, inconstante, exibe mobilidade, carrega consigo a ideia de transitoriedade, ela é mutante e impõe a necessidade de movimento contínuo. Contudo traz em seu bojo a incerteza, o sentimento de insegurança, de falta de garantias e proteção e a exigência de liberdade num processo de individualidade exacerbado. Voltando à observação de Emerson, quando caminhamos sobre gelo quebradiço a nossa velocidade é que nos mantém em segurança e que nos preserva no jogo da vida ensaiada na modernidade líquida repleta de possibilidades à espera dos mais velozes. Ser frágil e percorrer esta trajetória em passos lentos e reflexivos pode significar falta de habilidade na disputa-mor: o respeito a escolha religiosa de cada indivíduo social.
Se afirmarmos categoricamente que um acontecimento é irreversível caímos na armadilha do fatalismo, passando a acreditar que é o destino que se consolida por sua própria e irrecusável trama. Desse modo, não há espaço para perceber o que de fato ocorreu. Nesse caso, anula-se a reflexão. E o destino deve ser encarado como reflexão. Destino é uma construção erigida pelo pensamento, portanto, exige autorreflexão e avaliação daquilo que nos circunda e das escolhas feitas. Dedicação que o mundo líquido não permite. Por isso elucubrar sobre o fatalismo parece sem sentido. Parar significa a instauração da insegurança. E a fatalidade significa responsabilizar o indivíduo e deixá-lo abandonado à própria sorte, jogando-o, assim, direto para a crença de um destino a ser aceito. A falta de tempo corrói a possibilidade de perceber o destino como construção cotidiana. Por isso, o gelo fino consagrou-se como o solo que desafia os aventureiros da vida na modernidade líquida.
Soluções para a tarefa
Vamos lá, você escreve e articula bem no texto, entretanto o enem cobra uma estrutura quase fixa de construção do texto, e também te pede uma proposta intervenção, integrada na conclusão. Com isso, eu que também prestarei enem esse ano, te darei umas dicas, baseada em redações nota 1000.
A estrutura da redação do enem a priori é a mesma de redações descritiva argumentativas. Entretanto, o enem 5 critérios de avaliação, que devem ser visados, pois cada carrega 200 pontos.
Estrutura:
Introdução: Dentro da introdução, que deverá ocupar de 3 a 5 linhas, recomendo ter como estrutura ▼
Alusão + Tese + Encaminhamento Argumentativo
Alusão: Usar algum contexto histórico(ex. leis), documento (ex.direitos humanos) ou música (Essas contendo críticas sociais, geralmente tem essas caracteristicas, musicas da decada de 70 a 90).
Tese: conectivo + tema delimitado + contradição da alusão
No desenvolvimento:
2 paragrafos de argumentação, a estrutura é a seguinte:
Argumento + citação ou dados do cotidiano + aprofundamento do argumento
Conclusão:
Conclusão dos argumentos + solução + fechamento do texto
Enfim, acabei me estendendo um pouco, e infelizmente não tem como explicar em miudezas, mas foque nessa estrutura, deixarei um link abaixo do vídeo onde é explicado essa estrutura (Aconselho assistir, realmente sua nota 1000 estará mais perto), e outro conselho, vc conhece muitas palavras coloquiais, mas dose no texto, faça um texto em norma culta, mas onde a mensagem seja clara e direta. Outra dica, faça temas contextuais, que possam realmente cair na prova.
Link referência: https://www.youtube.com/watch?v=FDuHSISGtIQ
Boa prova e redação!
Resposta:
olha eu li e achei que ficou boa mas eu nao sei ainda como e o enem entao siga a dica anterior.
bjs