Oito, são as características básicas das empresas consideradas excelentes: Propensão à ação; Proximidade do cliente; Autonomia e espírito empreendedor; Produtividade por meio das pessoas; Orientação para valores; Focalização no negócio; Forma simples e Staft enxuto. Discorra do porque dessas características serem consideradas as primordiais para a excelência dessas organizações.me ajudem.
Soluções para a tarefa
Olá,
Na busca pela excelência organizacional, novas idéias surgiram para resolver problemas nas empresas, utilizando o mínimo de recursos e dando poder de decisão aos executivos responsáveis. Podemos dizer que imaginação e paixão são recomendados em abundância para um mundo altamente competitivo.
Para tanto, a excelência nos negócios está alicerçada em oito ingredientes:
1. A pró-atividade. A frase “fazem, consertam e tentam fazer melhor”, descreve que não devemos ter medo de errar, aprendemos com nossos erros.
2. Aprender com os clientes. Uma verdadeira intimidade com os clientes, aprendemos como os clientes estão se relacionando com os produtos ou serviços.
3. Encoraje a autonomia e o empreendedorismo. As pessoas são livres para pensar e agir sozinhas. Deve-se estimular a independência dos funcionários.
4. Motive os seus funcionários. Deve-se inspirar os seus colaboradores, tratá-los como adultos, com confiança e respeito, produtividade só se alcança com trabalhadores motivados.
5. Tenha valores práticos. São as as metas comuns, consideradas importantes pelos funcionários e motivadoras pela direção, fazer dinheiro nunca é a meta principal, mas uma consequência desses valores.
6. Concentre-se em pontos fortes. Mantenha o foco, às suas reais competências, e não sair atirando para todos os lados.
7. Tenha um sistema simples e enxuto. Mantendo procedimentos simples e equipe reduzida, esclarecida e motivada.
8. Opere de modo livre e firme ao mesmo tempo. Uma organização precisa de espaço para experimentos, certa quantidade de caos e ao mesmo tempo, ter regras centrais respeitadas por todos, tendo mobilidade para adequar-se às necessidades do mercado e dos clientes.