História, perguntado por yo7129609, 2 meses atrás

oiii tudo bem
alguem pode me ajudas por favor??
Revoluçao pernambucana tudo sobre (resumo)

Soluções para a tarefa

Respondido por luziafreitas50
1

Resposta:

O que foi a Revolução Pernambucana?

A Revolução Pernambucana de 1817, também chamada de Revolução dos Padres, aconteceu na Capitania de Pernambuco. O movimento, separatista e republicano, foi liderado pela elite local, mas com apoio da maioria da população.

A causa demonstrou a insatisfação com o controle de Portugal sobre o país e as desigualdades sociais da época ocasionadas, em grande parte, pela exploração da Corte Portuguesa em relação à capitania, que era a mais lucrativa.

A Revolução Pernambucana foi o único movimento libertário que saiu da fase conspiratória e chegou à tomada do poder. Ela deu “dor de cabeça” para a monarquia, adiando a aclamação de João VI como rei e ocasionando o posicionamento do governo e a repressão por todo o reino do Brasil.

Revolução Pernambucana: resumo

Antes de falarmos sobre como aconteceu a Revolução Pernambucana, é interessante contextualizar a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, um dos motivos da revolta. A transferência da corte ocorreu em 1808 por conta do Bloqueio Continental, criado por Napoleão Bonaparte.

Embora ela tenha sido benéfica ao dar maior liberdade econômico às elites que exportavam produtos de agricultura, isso não foi suficiente para não trazer a insatisfação com as atitudes da monarquia.

Causas da Revolução Pernambucana

O aumento de impostos para financiar os conflitos militares de Dom João VI e os gastos exagerados da corte, a delegação de cargos públicos aos portugueses em vez de brasileiros e as regalias aos comerciantes portugueses mobilizaram tanto a elite quanto a população pernambucana.

Isso porque as medidas chegaram a Pernambuco quando os produtores passavam por muita dificuldade econômica. Nessa época, a capitania estava enfrentando um diminuição na produção de açúcar e de algodão por causa de uma forte seca que também levou pessoas à morte.

Sendo assim, a população não conseguia pagar os impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, gerando imensa revolta. Ao mesmo tempo, os ideais de liberdade e igualdade do Iluminismo já circulavam pela elite intelectual.

Com tantas insatisfações e problemas causados pela corte, proprietários de terras, militares, juízes, comerciantes, padres e população pobre se juntaram e organizaram o movimento emancipacionista.

Início da Revolução Pernambucana

A eclosão da Revolução Pernambucana se deu em 6 de março de 1817. Os revolucionários ocuparam Recife, prenderam o então governador — Caetano Pinto de Miranda Montenegro — e derrotaram as tropas de Portugal. Dessa maneira, formaram o próprio governo, de caráter provisório, constituído de cinco membros.

Houve também a formação de um grupo de emissários com a responsabilidade de difundir a causa por outras capitanias brasileiras e alguns países europeus. Os objetivos da Revolução eram tornar o país independente de Portugal e instituir a república.

Líderes da Revolução Pernambucana

revolução pernambucana

A Revolução Pernambucana teve alguns nomes importantes na liderança:

José de Barros Lima;

Cruz Cabugá;

Padre João Ribeiro;

Domingos José Martins.

Explicação: espero ter ajudado


yo7129609: obrigada moço me ajudou mtt <3
Perguntas interessantes