OII *QUESTÃOZINHA DE MARCAR* ME AJUDA??!(◕દ◕)..
5. Na obra À ética protestante e o espírito do capitalismo, o sociólogo Max Weber analisa a influência de um tipo de comportamento religioso no desenvolvimento do capitalismo moderno. Sobre essa questão, marque a alternativa INCORRETA:
( )Segundo Weber, o trabalho deve ser encarado como “um dever” (vocação) e não como “uma obrigação”
( )Segundo Weber, o desenvolvimento do capitalismo só foi possível por conta do encontro entre a sede de lucro e uma ética religiosa, cujo fundamento é uma vida regrada, de autocontrole, que tem na poupança uma característica central.
( )Segundo Weber, para o praticante do protestantismo, o sucesso nos negócios é um sinal de ter sido escolhido por Deus.
.
()Weber nos mostra que a sociedade capitalista se desenvolve a partir de uma lógica racional, na qual a vida material ganha grande importância e a dignidade do homem passa a estar diretamente relacionada ao seu trabalho e à escolha de uma vida próxima com Deus.
()Segundo Weber, o modo protestante de encarar o trabalho debilitou a expansão da produção econômica nos países de maioria protestante.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na obra À ética protestante e o espírito do capitalismo, o sociólogo Max Weber analisa a influência de um tipo de comportamento religioso no desenvolvimento do capitalismo moderno. O autor destaca a relação particular entre a “ética protestante” e a questão do “trabalho” para mostrar, por exemplo, que: I) o trabalho deve ser encarado como “um dever” (vocação) e não como “uma obrigação”; e II) “o aumento de salário não significa aumento da produção”.
Com base no enunciado e afirmações acima é CORRETO afirmar:
A
O surgimento do capitalismo moderno é o produto autêntico de uma mentalidade protestante.
B
O surgimento do moderno capitalismo do ocidente surgiu de modo acidental.
C
A suposta correlação entre aumento de salário e maior produtividade do trabalho nunca pode ser comprovada.
D
A maneira protestante de encarar o trabalho contribuiu para o maior desenvolvimento do capitalismo em países como a Inglaterra e os EUA.
E
O modo protestante de encarar o trabalho debilitou a expansão da produção econômica nos países de maioria protestante.