Química, perguntado por neyluk2011, 1 ano atrás

Oii poderia me ajudar a fazer o resumo de resumo !? Eu fiz o resumo mas ainda continua grande e gostaria de pedir a sua ajuda por favor! É de química . É para segunda feira.

Aqui o textinho.

"É importante saber como corrigir o pH das formulações cosméticas, pois
nem sempre ele estará na faixa ideal após a produção  e o produto não
poderá ser usado dessa forma. Portanto, aprenda a corrigir o pH dos
produtos cosméticos durante a produção.
O pH de um produto cosmético se não estiver dentro dos limites
estabelecidos e fora da faixa ideal para aquela formulação pode causar
vários danos, tanto ao produto como perca de estabilidade, mudança de
tonalidade, turvação, quanto ao consumidor como irritação na pele,
queimaduras e alergias."

Por favor me ajudem . Eu agradeço mt!

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusszillo
1

Boa tarde!

Segue a resposta à sua solicitação, a qual foi dividida em duas partes. A primeira é o texto resumido a partir do seu resumo inicial e a segunda é um bloco de justificativas das mudanças realizadas, divididas em termos de coerência do resumo e gramaticais (coesão), para que sejam aproveitadas por você em futuros resumos.


RESUMO:

"É importante saber como corrigir o pH das formulações cosméticas, pois

nem sempre ele estará na faixa ideal após a produção e o produto não

poderá ser usado dessa forma.

O pH fora da faixa ideal para uma dada formulação pode causar

vários danos, tanto ao produto, como perda de estabilidade, mudança de

tonalidade, turvação, quanto ao consumidor, como irritação na pele,

queimaduras e alergias."


JUSTIFICATIVAS DAS MUDANÇAS:

As mudanças propostas baseiam-se sobretudo em uma das características fundamentais de um texto, a informatividade, que é o índice, a quantidade de informação trazida pelas expressões, frases e parágrafos que compõem o texto. Desse modo, por exemplo, quanto maior a informatividade entre os períodos no interior de um parágrafo, maiores serão as chances de se evitar a redundância, a repetição de ideias.

O trecho que se inicia em “É importante” e termina em “dessa forma”, apresenta, em síntese, a ideia de que se deve alterar o pH de formulações que estejam fora dos limites durante a fabricação do produto e sua inviabilidade sem a devida correção. O segundo trecho, que se inicia em “Portanto, aprenda...” e se encerra em “...produção” apresenta a mesma ideia do anterior, porém, com palavras diversas. Note que corrigir o pH dos “produtos cosméticos” é, em termos de composição, sinônimo de “formulações cosméticas”, por isso, a informatividade nele contida é praticamente nula. Igualmente sem acréscimo de informação é a expressão “durante a produção”, que se encontra representada no primeiro trecho na necessidade de retificação da fórmula da mistura caracterizadora do produto que apenas pode ser realizada pelo fabricante, haja vista a inexistência de possibilidade de correção pelo consumidor ou mesmo pelo fabricante depois do produto haver sido fabricado.

O terceiro trecho suprimido foi “de um produto [...] estabelecidos e”, porque a noção de necessidade de mudança no pH com valores fora dos limites em produtos cosméticos é um eco das mesmas observações feitas no primeiro trecho (que foi preservado no resumo do resumo) e no segundo trecho (suprimido), mencionados no parágrafo anterior.

Após as indicações das mudanças que caracterizam o aumento da coerência do texto, passa-se a um destaque das alterações gramaticais (coesão) realizadas. A primeira delas foi a substituição do termo “aquela” em “aquela formulação” por uma dada formulação, porque não é mencionada a formulação de um produto ou tipo deste que tivesse a necessidade de normalização do pH, mas de qualquer produto cosmético que tivesse esta anormalidade. A segunda mudança realizada foi o acréscimo de uma vírgula entre os termos “produto” e “como” na expressão “tanto ao produto como perca de...”, por se tratar do início de uma listagem de exemplos de efeitos negativos de perda de propriedades do produto.

A terceira mudança gramatical realizada foi a substituição da palavra “perca” por “perda”, pois a primeira é somente usada como forma verbal de “perder”, ao passo que o substantivo equivalente é “perda”. A última mudança foi o acréscimo de uma vírgula entre os termos “consumidor” e “como” na expressão “quanto ao consumidor como...”, por se tratar do início de uma listagem de exemplos (no caso, dos efeitos negativos da anomalia do pH ao consumidor).




neyluk2011: Obrigada Viníciusszillo
viniciusszillo: Espero que lhe sejam úteis o resumo e as justificativas.
neyluk2011: Foram sim obrigada msm!
Perguntas interessantes