oii gente,podem me ajudar por favor!!
Soluções para a tarefa
1)Proporção de idosos na população: os idosos fazem parte de um grupo que recebe atenção especial do Sistema Único de Saúde. Por isso, esse indicador se coloca como fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de saúde.
Índice de envelhecimento;
Taxa de fecundidade;
Taxa de natalidade;
Mortalidade por idade;
Esperança de vida ao nascer;
Esperança de vida aos 60 anos de idade;
Mortalidade por infecção;
Mortalidade por causas desconhecidas;
Mortalidade por tipo de doença;
Mortalidade por doenças transmissíveis.
Como se vê, há, atualmente, um vasto conjunto de indicadores de saúdes que auxiliam, de maneira geral, os gestores, os profissionais da área de saúde e as autoridades públicas a formularem ações, projetos, programas e políticas com o objetivo de não só aperfeiçoar o sistema de saúde, mas também de oferecer soluções eficientes para resolver os problemas de saúde pública. A importância dos indicadores de saúde Os indicadores de saúde assumem, nesse contexto, papel de grande importância, porque, como já sinalizado, servem de subsídios para a criação de políticas públicas, ou seja, funcionam como fundamento para se aprovar projetos e programas nas casas legislativas, de maneira assim a beneficiar a população, sobretudo as classes mais carentes.
2)A saúde e a doença, variam na História e nas Culturas, compondo um processo dinâmico e de relações recíprocas entre uma e a outra, a partir de uma rede causal múltipla e complexa. Desta rede causal, como nos aponta a Constituição federal de 1988, fazem parte: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer, o acesso aos bens e serviços essenciais." Estes fatores determinantes descritos na Constituição - provenientes do meio ambiente -, em um jogo de forças com as condições próprias do hospedeiro (raça, sexo, idade, etc) e com aquelas relativas ao agente etiológico (morfologia, infectividade, patogenicidade, etc) resultam no estado de saúde e/ou de doença dos indivíduos e das populações (vide modelo de Leavell e Clark na História natural das Doenças). A /Epidemiologia surge como o instrumental científico capaz de analisar os diversos componentes desta rede causal para - conhecendo a "cadeia epidemiológica" geradora do processo saúde/doença nas populações - "propor medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças", bem como contribuir para o "planejamento, administração e avaliação das ações de saúde".
3)Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita apenas a uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.
Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, algumas podem espalhar-se rapidamente e causar a contaminação de milhares de pessoas. O caso mais recente em nossa história é a pandemia de COVID-19, decretada em 2020
4)O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, crianças durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em maiores de 1 ano ou em adultos que não tenham sido vacinados contra o sarampo. Os sinais iniciais do sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem até 14 dias após ter estado com alguém infectado, no entanto, após cerca de 3 dias é comum que surjam as manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo.
5)sarampo é uma doença causada por vírus e altamente contagiosa que afeta o sistema respiratório. Os sintomas incluem febre, nariz escorrendo, dor de garganta e irritação com manchas vermelhas em toda a pele do corpo. Essa doença geralmente não representa perigo para as pessoas saudáveis, mas ainda assim pode matar: o vírus mata mais de cem mil pessoas por ano. Ela costuma afetar crianças pequenas, principalmente aquelas em idade escolar, já que a escola é um ambiente propício para a contaminação. As maneiras mais eficazes de prevenir o sarampo são tomar a vacina e cuidar da higiene, especialmente nos lugares públicos.
6)As vacinas servem para estimular o sistema imunológico. Ao serem aplicadas, elas introduzem vírus ou bactérias inativas no organismo e fazem com que o sistema imunológico reconheça agentes que causam doenças produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos. A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde. Segundo a especialista em saúde e Coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, doenças como sarampo e pólio já foram eliminadas do nosso país, mas ainda acontecem em outros países, inclusive desenvolvidos. “Essas doenças já causaram sequelas gravíssimas em nossas crianças, como retardos de desenvolvimento e crescimento, paralisia infantil e surdez. Com a vacinação nos protegemos”.