Português, perguntado por estrelinha7284, 10 meses atrás

oii,alguém pode me ajudar por favor?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielmelo270702
2

Resposta:

1 O quadro mostra a chegada de caravelas portuguesas chegando ao Brasil, retratando possivelmente o primeiro contrato com indígenas.

2 a) Sim, em Portugal o primeiro registro de literatura é o Trovadorismo, que surgiu no períodi medieval.

b) Não, pois não havia registros escritos, nem caarcterísticas literárias, além de não ter um sistema de fala consolidado no Brasil que era representado por tribos.

c) Aproximadente quatro séculos, pois a literatura genuinamente brasileira surgiu com o Modernismo em 1922, quando os escritores brasileiros deixaram de copiar padrões de Portugal e consolidar uma nova literatura própria, pois até então, as características eram as mesmas, a diferença é que chegava depois para o Brasil.

d) Portugal, pois era a metrópole da colônia, ou seja, havia muitas pessoas de lá que trouxeram a sua cultura, isso inclui a fala, a escrita e a literatura.

Respondido por cauanecruzdejesus926
1

Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro. No Brasil, designa o conjunto de textos e autores do período colonial, compreendendo os três primeiros séculos desde a conquista portuguesa. Dividido em duas vertentes, uma caracterizada pela ocorrência de textos de informação e outra pela ocorrência de textos de caráter catequizador, esse período inicial de germinação das letras no nascente território brasileiro é de fundamental importância para se conhecer a história do país e sua tradição literária.

Em relação a Portugal, o Quinhentismo manifestou-se em uma produção literária voltada à expressão clássica, ou seja, foram produzidas obras que retomaram temáticas e estéticas greco-latinas, aos moldes do que propunha o Renascimento.Os primeiros registros escritos do Brasil têm como característica a documentação do processo colonizador que marcou os primeiros anos de povoamento. São informações que viajantes e missionários europeus anotaram sobre o homem e a natureza das terras que conheciam naquele contexto. Esses registros descritivos não pertencem à categoria literária, já que não havia uma preocupação estética em organizá-las em prol de um deleite advindo de uma leitura de fruição, ou seja, voltada ao prazer, como os gerados por uma obra ficcional.

Porém, alguns críticos literários situam essa produção nascente como uma rica fonte temática para escritores posteriores. Afinal, a descrição da paisagem original, dos hábitos e costumes indígenas e dos grupos sociais que nasciam nos núcleos urbanos que surgiam formou uma enciclopédia a que escritores, como os do Romantismo brasileiro, recorreram para fazer uma literatura genuinamente voltada às temáticas nacionais.

Assim, a embrionária produção intelectual do Brasil Colônia, materializada nos relatos dos viajantes e dos missionários católicos, tem valor não só histórico de registro de uma época, como também serviu de material temático inspirador à produção literária posterior, que teve como princípio a construção de uma literatura verdadeiramente do Brasil, estabelecendo-se como contraponto à produzida em Portugal.

Perguntas interessantes