oii ajuda(pergunta logaa)
3 idetifique:
a) Em qual zona térmica da terra está localizada a maior parte do território brasileiro
b) em qual outra zona térmica e situa alguns trechos do território
c) qual é a principal diferença climática entre essas duas zonas
4. cite as principais unidades de relevo brasileiro e destaque as características de cada uma delas
5. Cite os tipos de climas que predominam no Brasil
6. Escreva as principais formações vegetais no Brasil e escolha duas delas e faça um resumo explicando suas características.
RAPIDO!:(
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)zona térmica tropical
As Zonas térmicas
O Brasil tem a maior parte do seu território situada na zona térmica tropical, compreendida entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.
b) Grande parte do território brasileiro fica localizado na zona térmica tropical – entre o trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. A zona térmica tropical é onde a luz solar fica de forma praticamente vertical em sua superfície. Também é conhecida como zona tórrida do planeta.
c) As zonas térmicas são a intensidade em que os raios solares incidem em diferentes lugares da Terra e períodos do ano. Os lugares próximos à Linha do Equador, a luz atinge de forma perpendicular, portanto, há maior calor e intensidade. A zona térmica tropical é a zona que fica entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio, nessa zona a incidência de raios solares é feita diretamente sobre a terra, ou seja, a incidência de raios solares é maior, provocando um clima mais quente.
4- O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas. ... As planícies são áreas essencialmente planas formadas a partir da deposição de sedimentos provenientes de áreas mais elevadas.
5 - Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.
6- A seguir, as principais características de cada uma delas:
Floresta Amazônica- O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região.
Mata Atlântica- As árvores de grande porte formam um microclima na mata, produzindo sombra e umidade. Presença de árvores de médio e grande porte que formam uma floresta densa e fechada. Grande biodiversidade com a presença de diversas espécies animais e vegetais.
Cerrado- O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. ... As árvores do cerrado ficam afastadas umas das outras na maior parte das vezes e costumam ter os galhos mais secos, duros e retorcidos. A vegetação do cerrado tem uma característica marcante nas suas raízes, que são bem profundas.
Caatinga -São característicos da caatinga os cactos, os mandacarus, árvores altas e de folhas escassas, que são biologicamente adaptadas à aridez do solo e a escassez de água da região.
Pantanal- O Bioma Pantanal ocupa uma extensa planície, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. Como o próprio nome diz, é um grande pântano. Tem como características o alagamento de suas planícies durante os períodos de chuva
Pampa- Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.
Explicação: