Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

oiee, sobre geografia do 9 ano,alguem pode me ajudar?
1. A variedade étnica linguística europeia deu origem às diferentes línguas presentes no território, considere as sentenças abaixo e marque a alternativa que apresenta o número de línguas oficiais na Europa (Na página 99 do livro didático, consulte todos o texto: “VARIEDADE ÉTNCA E LINGUÍSTICA”) *
15 pontos
a)60 línguas oficiais e 24 regionais ou minoritárias.
b)24 línguas oficiais e 60 regionais ou minoritárias.
c)1 língua oficial e 15 regionais ou minoritárias.
d)50 línguas oficiais e 5 regionais ou minoritárias.


2.Analise as sentenças abaixo e marque a alternativa que indica o nome do país da Europa Ocidental que ocupa a posição de maior produtor de pescado, sendo que ainda neste mesmo país destacam-se a indústria da Madeira, a exploração de gás natural e a de petróleo. (Na página 98 do livro didático, consulte todos o texto: “Islândia, Noruega e Dinamarca”) *
15 pontos
a)Islândia.
b)Dinamarca.
c)Noruega.
d)Finlândia.


3.Consulte o texto: “As causas da imigração” da página 100 do livro didático e complete a frase a seguir:“Na Europa, há necessidade de mão de obra para executar determinados tipos de trabalho, e alguns países, sobretudo a __________________ e o ______________ _________________, atraem jovens nascidos em seus antigos territórios coloniais”. MARQUE A OPÇÃO CORRESPONDENTE *
10 pontos
a)Alemanha e Inglaterra.
b)França e Reino Unido.
c)Noruega e Finlândia.
d)Suíça e Holanda.

4.O continente europeu vem passando por uma crise econômica que afeta vários países. Na página 113 do livro didático, consulte e interprete o mapa: “UNIÃO EUROPEIA: RISCO DE PROBREZA (2015)” e logo abaixo, marque a alternativa correspondente ao país com maior risco de pobreza apresentado no mapa. *
15 pontos
a)Finlândia.
b)Romênia.
c)Alemanha.
d)Espanha.

5.O continente europeu, pioneiro no desenvolvimento da indústria, ainda hoje possui alguns Países que se destacam nesta área. Considere as sentenças abaixo e marque a alternativa correspondente a estes países. (Consulte o texto: “A INDÚSTRIA” da página 92 do livro didático). *
15 pontos
a)Portugal e Grécia.
b)Romênia e Albânia.
c)Brasil e China.
d)Alemanha, França, Reino Unido e Itália

6.A Europa possui o maior e mais dinâmico bloco econômico regional do planeta. Ele é considerado uma União Econômica e Monetária, onde além da eliminação das tarifas alfandegárias, é permitida a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do bloco. Outra característica importante desse bloco econômico é a adoção da moeda única entre os países integrantes. Marque a alternativa que apresenta o nome deste importante bloco econômico. (Na página 104 do livro didático, consulte o texto: “União Europeia”) *
15 pontos
a)União Europeia (UE).
b)Mercado Comum do Sul (Mercosul).
c)Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
d)Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC).

7.Sobre a produção agrícola no continente europeu, considere as sentenças abaixo e marque a alternativa INCORRETA. (Na página 91 do livro didático, consulte o texto: “A AGRICULTURA, A PECUÁRIA E A PESCA”) *
15 pontos
a)No continente europeu, o uso intensivo de tecnologia e a contínua inovação dos processos levam a redução do número de trabalhadores no campo.
b)No continente europeu, o uso intensivo de tecnologia e a contínua inovação dos processos permitem a otimização de recursos.
c)No continente europeu, o uso intensivo de tecnologia e a contínua inovação dos processos possibilitam um elevado índice de produtividade.
d)No continente europeu, o uso intensivo de tecnologia e a contínua inovação dos processos levam ao aumento do número de trabalhadores no campo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rafael3921
1

Decorridos alguns séculos, o latim predominou sobre as línguas e dialetos falados em várias regiões. Dessa maneira, formaram-se diversas línguas dentro da região de domínio de Roma, ou seja, do Império Romano, onde se originaram as línguas românicas, também chamadas de neolatinas, (diz-se românicas todas as línguas que têm sua origem no latim e que ocupam parte do território conquistado pelos romanos), das quais nossa língua portuguesa é oriunda.

O português que se fala hoje no Brasil é resultado de muitas transformações de acréscimos e/ou supressões de ordens morfológica, sintática e fonológica.

Essas transformações passaram por três fases distintas: desde o galego-português (língua que predominou nos séculos VIII ao XIII), dissociando-se posteriormente do galego e dando, assim, surgimento ao português arcaico (séculos XIV ao XVI), que, por conseguinte, tornou-se português clássico (língua de Camões), perpassando ainda por outros dialetos até chegar ao português contemporâneo brasileiro.

2- Da implantação da Língua Portuguesa no Brasil

Portugal ficou conhecido pelas grandes navegações que realizara. No século XV e XVI, através dos movimentos colonialistas e de propagação do catolicismo, Portugal espalhou pelo mundo a língua portuguesa. Como, então, chegou a este solo essa língua navegante?

Ao Brasil, a Língua Portuguesa foi trazida no século XVI através do “descobrimento”. O português era imposto às línguas nativas que havia aqui como língua oficial ou modificava-se dando origem a outros dialetos. Mas houve um longo processo para que o português se tornasse idioma reconhecido por Portugal e se fixasse no território brasileiro.

Quando os portugueses desembarcaram na costa brasileira, estima-se que havia aqui 1.200 povos indígenas, falantes de aproximadamente mil línguas diferentes. Além dessa diversidade étnica e lingüística, foram trazidos ainda cerca de 4 milhões de africanos de diversas culturas para trabalhar como escravos. Essa pluralidade lingüístico-cultural fortaleceu as bases da construção da identidade do português brasileiro. Isso se deu em detrimento dos interesses políticos e comerciais de Portugal, que tomara algumas medidas radicais, entre elas a proibição do uso das línguas gerais (diz-se da língua falada no Brasil colonial como língua de contato entre índios, portugueses e seus descendentes), e a imposição do português como língua oficial.

O contato entre indígenas, africanos e imigrantes vários que vieram de algumas regiões da Europa favoreceu o chamado multilingüísmo. Além da fase bilíngüe pela qual passara o português, o multilingüísmo contribuiu (e ainda contribui) para a formação identitária do português brasileiro.

Sabe-se, pois, que o léxico, por exemplo, de uma língua não é estático, está aberto a novas incorporações: aceita o apagamento de algumas palavras ou a substituição de outras. Esse fenômeno ocorreu, e ainda ocorre, com muita freqüência no nosso idioma português. As línguas indígenas, por exemplo, contribuíram para o enriquecimento vocabular da botânica (nomes de plantas), da fauna (nomes de animais), da toponímia (nomes de lugares) e da onomástica (nomes de pessoas) do português do Brasil.

Justifica-se ainda o multilingüísmo com a forte influência das línguas e dialetos africanos que chegaram ao Brasil, tal influência incrementou, por exemplo, a linguagem religiosa do candomblé, uma manifestação da cultura africana.

A implantação do português no Brasil é marcada por quatro momentos distintos, períodos significativos para esse processo de implantação: O primeiro momento vai da colonização até a saída dos holandeses do Brasil em 1954; o segundo começa com a saída dos holandeses e vai até a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808; já o terceiro, finda com a independência do Brasil em 1822. Por fim, o quarto momento se inicia 1826, com a transformação da língua do colonizador em língua da nação brasileira.


Usuário anônimo: obg
Perguntas interessantes