Oi, preciso de doenças do sistema respiratório e se puder a explicação de cada um
Soluções para a tarefa
A asma é uma doença que afeta pessoas de todas idades, sendo mais frequente na infância. É caracterizada por um quadro inflamatório crônico dos brônquios, que ficam estreitos e diminuem a passagem do ar. Pessoas que são susceptíveis a doença apresentam sintomas como tosse frequente, dor e chiado no peito e dificuldade para respirar. Esta inflamação deixa as vias aéreas sensíveis ao ar frio, a fumaça do cigarro, produtos com cheiro extremamente forte e alérgenos.
As crises são compostas de falta de ar, tosse e sibilos (barulho provocado pela passagem de ar nas vias respiratórias estreitas). Elas podem ser controladas com o uso de medicação específica. Geralmente a asma desaparece com a idade, se persistir na fase adulta, a doença se agrava.
A bronquite é a inflamação no brônquios, diferente da asma ela pode ser causada por vírus e bactérias, sendo possível ser totalmente tratada. Quando inflamados, os brônquios ficam estreitos, os músculos em volta se estreitam e há aumento da produção do muco. Ela pode ser encontrada tanto como bronquite aguda ou como bronquite crônica, a diferença consiste no tempo de duração e agravamento das crises.
Bronquite aguda: provocada geralmente por um vírus ou bactéria, a bronquite aguda aparece subitamente e tem crises mais curtas (de uma a duas semanas). Ela apresenta tosse, expectoração de muco, estreitamento dos brônquios, mal-estar e dores na garganta.
No início a tosse é seca, depois o muco vai sendo secretado, alguns casos apresentam ardência no peito. Poeira, poluição do ar e agentes irritantes (cheiro de produtos químicos muito fortes pioram a inflamação, mas o cigarro é o principal responsável pelo agravamento). Se não tratada corretamente, pode desencadear um processo inflamatório levando a pneumonia.
Bronquite crônica: a bronquite crônica é caracterizada pelo excesso de muco que os brônquios secretam. É uma infecção que pode aparecer ao longo da vida da pessoa, num período de pelo menos três meses ao ano, por dois anos seguidos. As crises não cessam e sempre pioram logo pela manhã.
Devido a uma longa exposição ao cigarro (principal causador) e poluição, por exemplo, a mucosa dos brônquios sofre uma alteração, desregulando a produção de muco e inflamando os bronquíolos. Os sintomas da bronquite crônica são semelhantes ao da bronquite aguda: tosse com expectoração (catarro), chiado no peito, dificuldade na respiração e algumas vezes febre.
A sinusite é uma doença inflamatória que atinge as mucosas dos seios da face, que são cavidades existentes ao redor do nariz. Essas cavidades, através de pequenos canais, se comunicam com as fossas nasais. Para a saúde dessa região essas cavidades precisam estar ventiladas, porém quando ocorre algum tipo de obstrução nesses canais, o muco que era para ser liberado pelo nariz começa a acumular e a mucosa dos seios fica inchada, desencadeando o processo inflamatório.
As causas mais comuns são resfriado ou gripes frequentes, umidade relativa do ar baixa, desvio de septo, ou processos alérgicos. A sinusite pode ser caracterizada como aguda ou crônica.