Português, perguntado por eijoaocontato, 7 meses atrás

Oi, gente! Meu caso, não é uma duvida. É mais uma ajuda, tenho dificuldades em escrever redação. Então peço conselhos, dicas e criticas contrutivas de como formular uma redação. Se não incomodar, agradeceria um link pra corretor de redação grátis. Enfim, deem uma olhada na minha redação sobre a Abolição de Escravidão No Brasil, e me ajudem a corrigir, melhorar, por favor.


No dia 15 de maio fe 1888, ocorria à assinatura da lei Àurea, pela princesa Isabel. Após 400 anos de escravidão, o negro iria se tornar um cidadão na sociedade, com os mesmos direitos e inclusão. Será mesmo?


À abolição da escravidão no Brasil, jamais foi inclusão dos negros na sociedade. Após à abolição, os escravos podiam se contentar com subempregos ou permanecer nas fazendas oferecendo mão de obra por comida. Ao contrario de outros países, o estado não forneceu acolhimento e auxilio estrutural para eles acompanharem o crescimento da sociedade.


É valido ressaltar, a escravidão continua tendo impacto nos dias atuais. O ultimo país do mundo que aboliu a escravidão foi a Mauritânia em 2007. A organização britânica, Anti-Slovery International, estima que exista, hoje, mais escravos no mundo do que qualquer perioda da escravidão. Seria 40 milhões de pessoas vivendo nessas condições, mais que o triplo de cativos no Atlântico.

Liberdade nunca significou, para os ex-escravos e seus descendentes oportunidade de mobilidade social ou melhoria de vida. Resultado disso, aparece nas estatisticas a respeito da desigualdade social no país. Se faz cada dia mais necessário, conhecer esse fato histórico, e corrijir o erro dos antepassados.

Soluções para a tarefa

Respondido por DeltaH
2

Fazendo uma análise mais superficial, mas ainda assim importante, você precisa eliminar todos os acentos graves ( ` ) do texto, pois estão todos errados. Também existem algumas outras questões de acentuação que precisam de correção. Corrija "fe", no primeiro parágrafo, para "de"; "Anti-Slovery International" para "Anti-Slavery International"; e "corrijir" para "corrigir".

No seu primeiro parágrafo, insira quase antes de 400 anos. Da forma como está escrito, parece que você está falando em precisamente 400 anos, e isso poria os seus conhecimentos a respeito em descrédito. Fora isso, acho seu primeiro parágrafo interessante. Ele contém informações que servem como ponto de partida para a sua argumentação e geram uma expectativa; depois, fica uma dúvida no ar, prendendo o leitor ao texto.

No segundo parágrafo, remova a vírgula na primeira frase, pois ela está separando sujeito de verbo, e isso é incorreto. Seu segundo parágrafo também é forte, mas é uma boa ideia dar-lhe um efeito único. O que você está dizendo é que a escravidão foi oficialmente abolida, mas as condições da escravidão foram mantidas; se você conseguir explorar isso de modo a dizer, enfaticamente, que a escravidão continuou, seu texto pode ficar ainda melhor.

No terceiro parágrafo, a coerência do texto começa a ruir. Até agora, você estava focando no caso do Brasil, desenvolvendo uma argumentação que lhe parecia dizer respeito, exclusivamente. Então o texto sofre um deslocamento para mais de um século no futuro, em um país completamente diferente. Se o tema do seu texto tem foco no Brasil, é melhor dedicar apenas alguns trechos de parágrafos a outros exemplos, não um parágrafo inteiro. Já se o tema do texto tem foco internacional, talvez você queira falar sobre a escravidão em contexto geral, no primeiro parágrafo, e então explorar lugares variados nos outros parágrafos.

No quarto parágrafo, ponha vírgula depois de "descendentes", pois assim você destaca o aposto. Aqui você pode aproveitar um recurso retórico parecido com o do segundo parágrafo. Pergunto: será que esses "ex-escravos" tiveram, em algum momento, liberdade de verdade? Fica estranho ler que "Liberdade nunca significou, para os ex-escravos e seus descendentes, oportunidade de mobilidade social ou melhoria de vida" quando, em momento algum, parece que essas pessoas foram livres.

Sua conclusão é muito curta e ambígua, mas suponho que você tenha um limite de linhas (infelizmente a tendência das redações com foco em linhas é de deixarem as soluções aos caprichos de terceiros!).

Acho que, se você fizer os retoques que sugeri, terá um texto muito mais forte.

Perguntas interessantes