Oi galera da ciência, tenho uma dúvida... se a gravidade é tipo um tecido que segura os planetas, isso significa que o universo é só pros lados? E se ele for pra todos os lados, como que os planetas que estão em cima da gnt ficam parados??? Pff alguém me tira essa dúvida
Soluções para a tarefa
Resposta:
A gravitação universal é uma lei desenvolvida por Isaac Newton para explicar as órbitas circulares dos planetas do Sistema Solar e a força atrativa entre eles. Sua fórmula foi obtida com base nas leis de Kepler, e a constante de gravitação universal (G) que aparece na equação é fruto do experimento da balança de torção desenvolvido por Henry Cavendish.
A descoberta dessa lei expandiu ainda mais a mentes dos cientistas, e, com base nela, Newton conseguiu explicar o formato da Terra, as marés, a órbita dos cometas, entre outros
Resposta:
O que é a gravidade? Essa pergunta que pode parecer inocente vem há séculos tirando o sono dos físicos. Uma resposta muito simples diz que essa força é responsável por puxar dois corpos com massa em direção um ao outro.
Aqui na Terra, nós experimentamos a gravidade quando somos puxados na direção do chão, ou seja, o tempo todo. É por isso que estamos presos ao solo (e é por isso que cair é tão fácil e doloroso). O que quase não nos damos conta é que também puxamos o planeta para nós, mas, como temos muito menos massa, fazemos pouca diferença nessa conta.
O crescimento das plantas também é orientado pela gravidade. Geralmente as raízes crescem em direção ao centro da terra, enquanto o caule cresce em sentido contrário. Essa forma de tropismo é conhecida como gravitropismo ou geotropismo.
Entenda melhor:
As plantas crescem de maneira orientada. Estes crescimentos são chamados de tropismos. Além disso, certas plantas podem também realizar certos movimentos, chamados de nastias ou nastismos. Estes crescimentos e movimentos são todos controlados pelos hormônios vegetais e estimulados por características ambientais. Se uma planta cresce em direção a um determinado estímulo do ambiente, dizemos que ela apresentou um tropismo positivo. Se ao contrário, a planta crescer na direção oposta ao estímulo, dizemos que o tropismo é negativo. Classificamos os tropismos de acordo com os estímulos que os provocam. São eles: o fototropismo, geotropismo e o tigmotropismo.
Curiosidade:
Uma pesquisa foi realizada na Estação Espacial Internacional e monitorada no Centro Espacial Kennedy e consistiu na observação do crescimento de uma planta (Arabidopsis thaliana), desde seu plantio em placas de petri claras a partir de um gel rico em nutrientes até seu florescimento. A grande surpresa foi o fato de a planta, mesmo estando no espaço, haver passado sem problemas por estágios de crescimento anteriormente creditados à presença de gravidade.
De acordo com os pesquisadores, mesmo que na ausência de gravidade, outros fatores como a busca por umidade, nutrientes e luz podem haver sido determinantes do crescimento da planta de maneira equivalente à que cresceria na Terra.