Química, perguntado por anaestuda15, 7 meses atrás

oi bom dia!
alguém pode me ajudar. aq


O núcleo de um átomo é composto por prótons e nêutrons. Sendo os prótons portadores de cargas elétricas positivas e os nêutrons não possuem cargas, ou seja, são partículas neutras. Se partículas de mesma carga elétrica exercem entre si uma força de repulsão e as cargas de sinais contrários exercem uma força de atração entre si, explique por que, Se o núcleo é formado de partículas positivas, os prótons, por que elas não se repelem? *


anaestuda15: eae!
anaestuda15: c tava meio sumidin ne mano! ou era eu? kk
anaestuda15: ??
jantaodasilva: ksks
jantaodasilva: slá Acho q era eu
lchigoKurosaki: kk e aí
jantaodasilva: eae man
anaestuda15: kk atah entao
anaestuda15: k k k

Soluções para a tarefa

Respondido por Mat4ever
4

Explicação:

Só se repelem quando tem a mesma carga. Como você disse os nêutrons são neutros, não possuem carga, logo não há repulsão. Os prótons não se repelem dada a força nuclear.

Matéria que explica melhor sobre:

  "De acordo com essa “regrinha”, cargas de mesmo sinal se repelem. Então qual é a força que faz com que os prótons fiquem juntos no interior do núcleo de um átomo?

  Em resposta a esse questionamento, podemos dizer que à medida que dois prótons vão se aproximando, as forças de repulsão ficam cada vez mais intensas. Vejamos a ilustração acima. Como é possível que eles fiquem unidos no núcleo?

  Em uma análise mais profunda, em nível atômico, podemos dizer que a razão para tal acontecimento é que entre os prótons há a existência de outro tipo de força, uma força diferente das que conhecemos (gravitacional e elétrica), com as seguintes características:

 É uma força de atração que só existe quando a distância (d) que separa os prótons é tal que d ≤ 10-15 m. Assim, podemos dizer que para uma distância d ≤ 10-15 m, ela é uma força mais intensa do que a força de repulsão elétrica.

 Hoje conhecemos essa força como força nuclear. Vamos fazer o seguinte experimento apenas de pensamento, onde tentamos aproximar dois prótons, começando de uma situação em que a distância d se torna igual a 10-15 m, repentinamente começa a atuar a força nuclear, atraindo e juntando os prótons.

 A força nuclear atua também entre dois nêutrons, assim como entre um próton e um nêutron. É ela então que garante a estabilidade do núcleo. Esse é o motivo de ser tão difícil arrancar prótons e nêutrons do núcleo de um átomo. É mais fácil arrancar elétrons, que não sofrem a ação da força nuclear." Brasilescola

Espero ter ajudado :)


anaestuda15: bemzinha vlw e c?
anaestuda15: ┈┈┈┈┈┈▕▔╲
┈┈┈┈┈┈┈▏▕
┈┈┈┈┈┈┈▏▕▂▂▂
▂▂▂▂▂▂╱┈▕▂▂▂▏
▉▉▉▉▉┈┈┈▕▂▂▂▏
▉▉▉▉▉┈┈┈▕▂▂▂▏
▔▔▔▔▔▔╲▂▕▂▂▂I
anaestuda15: belezinha
anaestuda15: q bum
anaestuda15: poise
anaestuda15: oi e xau kk
Perguntas interessantes